Para conquistarmos a excelência, dependemos do empenho na exploração do próprio potencial. Aprender a desenvolver seus pontos fortes e qualidades essenciais, auxilia no desenvolvimento do trabalho. Verificamos que as pessoas possuem talentos que bem trabalhados, podem, por sua vez, conduzir ao caminho do sucesso. Porém, além das habilidades profissionais, a pessoa precisa aprender a desenvolver atributos de suma importância. Como: DETERMINAÇÃO, VISÃO e CONFIANÇA.

1º) IDENTIFICAR OS PONTOS FRACOS – analise-os e procure melhorá-los.

2º) APROVEITAR TALENTOS NATURAIS – verifique aquilo que sabe fazer de excelente na vida profissional.

3º) ACEITAR AS CRÍTICAS – tarefa nada fácil , mas , serve de feedback, quando observada de maneira positiva e altruísta e não de maneira pejorativa deixando-o(a) deprimido(a). Corrigir erros já é o começo de grande avanço para o crescimento pessoal e também profissional.

Na Auto-Avaliação, descobrimos que algumas habilidades inatas são facilmente identificáveis, podendo ser desenvolvidas com mais rapidez. É bom lembrarmos que os talentos naturais ajudam, mas temos que melhorá-los gradativamente, desta forma obterá o aprimoramento dos atributos essenciais, atingindo por sua vez, o potencial pleno e com excelência.

Observamos que a falta de autoconfiança, por exemplo, torna-se num sério obstáculo para uma pessoa, esteja ela empregada ou desempregada. Percebemos que se auto-estima é extremamente baixa ou nunca se está convicto das próprias idéias, é preciso de fato, aprimorar o sentimento de autoconfiança. Primeiramente é necessário avaliar quais são as maiores habilidades e em quais aspectos existe a necessidade de aperfeiçoamento.

Vamos deixar claro que, a avaliação dos Atributos são essenciais, desta forma poderemos saber como se auto-avaliar cada um deles. Vejamos alguns:

LIDERANÇA – Possui a capacidade de mobilizar e manter motivada a equipe na qual é ou foi responsável, com o intuito de obter metas coletivas?

AUTOCRÍTICA – Têm o hábito de estimular os outros para sempre buscarem o melhor desempenho?

ESPÍRITO COMPETITIVO – A satisfação ocorre quando consegue vencer a concorrência?

DETERMINAÇÃO – Possui a capacidade de concentrar as forças numa determinada tarefa e vai até o final para concluí-la?

HABILIDADE EM RISCOS – Você confia na sua habilidade para avaliar riscos?

CONFIANÇA – Se sente capaz para desempenhar as suas missões atuais e a partir disso desenvolver outras habilidades e tarefas, se necessário, não se sentindo pressionado?

VISÃO – Consegue se visualizar daqui há 3, 5, 10 anos profissionalmente?

AMBIÇÃO – Possui clareza dos seus objetivos e já se planejou para melhor obtenção de cada um deles?

Após a avaliação dos atributos, existem alguns fatores que também podem contribuir para o crescimento ou fortalecimento do potencial. Sabemos que a opinião externa é uma faca de dois gumes, podendo agir de forma positiva ou negativa. Dependendo da visão que desejamos ter quanto à opinião externa que necessariamente torna-se uma crítica construtiva ou destrutiva.

A opinião externa pode ser usada quando nós mesmos temos certa dificuldade para avaliar alguns aspectos em particular, como por exemplo: liderança – feedback dos colaboradores é um bom reflexo de como está sendo feito. A partir de uma opinião de terceiro, claro sendo avaliada de forma equilibrada com maturidade, podemos projetar um plano para atingir um objetivo desejado. Sugiro que ao obter este retorno do feedback sejam de pessoas profissionais e sérias quantas as suas atividades, digo de confiança. Desta forma o retorno poderá ser mais positivo e não induzido.

Após a avaliação externa, podemos partir para a próxima etapa que é a VISÃO. Nela podemos identificar as habilidades com precisão e projetar um panorama de metas que possivelmente podem ser atingidas. É necessário encarar como uma missão a árdua tarefa de atravessar a distância da posição atual em que se encontra e a que deseja estar.

A descoberta do Potencial acontece, a partir do momento que acreditamos na VISÃO que desejamos ter na nossa vida profissional. Seja aperfeiçoando a que temos, ou começando do zero, e porque não?! Nunca é tarde , quando desejamos conquistar algo profissional que nos traga satisfação , retorno financeiro e principalmente paz de espírito para o desempenho de tais tarefas, isso proporciona prazer em dobro!

A avaliação da EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL permite a tentativa de desenvolver e ampliar as habilidades de liderança, porém nunca deixe de ampliar seus conhecimentos que podem ser aperfeiçoados com qualificações, como investimento em estudos que ajudarão a atingir os objetivos. Isto serve para quem estar empregado e também disponível no mercado (existem cursos gratuitos que podem ser feitos e enriquecem muito o currículo), basta querer fazer e ter dedicação e determinação. Conheço um Advogado que é GAGO! Como assim? Deixa-me explicar a lição de vida que aprendi com este exemplo verídico: Este homem trabalhava numa grande empresa e em meio à crise na década de 1990 ficou desempregado, acostumado a um bom salário de gerente, viu-se entre a cruz e a espada, com dois filhos na época para sustentar. Não conseguiu recolocar-se no Mercado, tendo em visto a Empresa ter entrado em falência. Resolveu montar uma barraquinha de cachorro quente na porta de uma Universidade. E ali foram anos e dali ganhando o sustento para a família. Até que um dia… Uma senhorinha disse para ele… O SENHOR SERÁ UM ADVOGADO! Ele pensou como? Já com 45 anos, gago, 20 anos sem estudar? Inacreditável! Ele encarou , e fez o Vestibular e passou , foi um dos melhores alunos da turma, não ficou reprovado em nenhuma disciplina, e encarou a tão terrível e assustadora prova da OAB… PASSOU LOGO DE PRIMEIRA! Hoje em dia tem o seu escritório de Advocacia, já com 60 anos… Há quatro anos estuda e se prepara para a prova de Magistratura, o sonho dele, ser JUIZ! Você tem dúvida que ele vai chegar lá?! Eu não tenho mesmo! É determinado e acredita nos sonhos , quando acreditamos , conquistamos e alcançamos. Gente conheço outro exemplo verídico, também outro JUIZ DO TRABALHO, ele tentou por nada mais que 10 anos e no décimo ano conseguiu passar. Sabemos que sempre teremos aqueles que dirão: Você está tentando de novo? Desista disso! Isso não é para você! Não dê ouvidos a essas vozes! E nem fique com sentimento de comiseração, achando que as portas ainda não se abriram e você é bem qualificado e nada acontece. Calma aí! Não deixe o desespero tomar conta do seu emocional! Acredite e confie! Se partir para o desespero, como acha que os recrutadores te visualizarão? Descontrolado emocionalmente, podendo aceitar qualquer proposta? Respire fundo e confie no seu potencial, sempre existe uma luz no fundo do túnel!

3

O Linkedin é uma excelente ferramenta para fazermos a nossa network, e não um site de desabafos. Vamos refletir nisso! Utilizemos de maneira inteligente e equilibrada e com certeza verá resultados positivos e esperados! A tão sonhada PORTA SE ABRIRÁ ou o PRÓPRIO NEGÓCIO NASCERÁ!

Nunca tenha medo de fracasar, a experiência pode trazer boas lições. Tenha objetivos para conquistas e mudanças. Devemos sempre ficar de olho no futuro, concentrar-se nos objetivos atingidos e nas oportunidades futuras do que nos fracasos. Se de repente, deixou escapar alguma oportunidade , não fique perdendo tempo se lamentando, procure avaliar os motivos do fato, através disso, desenvolverá uma habilidade que na época não possuía, talvez por medo, medo de arriscar, de aceitar desafios. Tenha agora como foco o seu FUTURO, que por sua vez, depende do seu PRESENTE, o que você está plantando agora refletirá no seu futuro. Pense nisso!