A diferença no mercado será construída por nós

*Adm. Luiz Fernando Bastos

Tenho dito nos eventos e artigos que vivemos um momento de oportunidades. Realmente ele está presente, mas por vezes oculto, e outros em nebulosas notícias pessimistas. Para tudo teremos que ter atenção.

Nestes últimos dias, as notícias são do PIB crescendo abaixo da média, da dificuldade em se aprovar as reformas e dos cortes no orçamento. Não vou comentar as notícias, mas gostaria que fizessem uma reflexão:

Podemos, mesmo se o cenário for 100% negativo, baixar a guarda e parar de trabalhar? Não sendo esta uma opção, o que nos resta, sem dúvidas, é o trabalho e as oportunidades que existem, no cenário positivo ou negativo. Estas oportunidades, acredite, não são poucas.

A Indústria 4.0 está trazendo para os nossos meios de negócios inúmeras novidades que reduzirão custos, aferirão grande qualidade aos produtos e serviços e atenderão às expectativas de clientes cada vez mais conectados e exigentes. Conhecer as novidades, adaptá-las aos modelos de negócios existentes hoje, agir como um filtro de transição, adaptação e conquista de novos mercados é no curto prazo um grande desafio.

Voltamos a um ciclo positivo na área do Petróleo, com a venda dos blocos do pré-sal, com duração entre 20 e 30 anos, visto o processo que estamos sofrendo mundialmente de mudanças nas matrizes energéticas. Para o modelo atual no Brasil e para a tradução do modelo novo que está se instalando no mundo, quem deverão ser os profissionais qualificados, líderes e protagonistas?

Posso continuar digitando aqui várias oportunidades que se apresentam no dia a dia, na contramão das notícias mais pessimistas do mercado.

Como disse no título, a diferença não está na notícia, mas na nossa postura.

Atue com disposição e seja dono de seu destino. Muito do que se precisa para vencer estes desafios já está dentro de você. Leia mais, converse mais, busque a informação. Faça novos contatos, construa novas alianças.

No começo, o desconhecido nos amedronta. Uma vez dados os primeiros passos, vemos que poderíamos ter começado antes. Vamos nos superar e levar os nossos pares e colaboradores conosco.

*Adm. Luiz Fernando Bastos é diretor da Ágil Consultoria e Treinamento e professor na FGV

Sobre o autor

Avatar

profissional com mais de 30 anos no mercado financeiro. Adquiri grande experiência em vários segmentos de negócios, já que durante os últimos 15 anos fui gestor de plataformas de negócios PJ em todo Rio de Janeiro pelo Banco Itaú. Sempre fui reconhecido por superar metas e expectativas da empresa e dos clientes, tendo obtido grande retorno positivo do mercado. Em 15 anos estive várias vezes entre os Top 10 maiores gestores do Brasil. Por 3 vezes fiquei em primeiro lugar, prêmio máximo dado pelo Itaú aos profissionais que fizeram diferença em seus negócios. Participei ativamente na Diretoria em SP de salas de processos, revisão de estratégias e ministrei cursos para novos gerentes e incentivo à equipes. Em 2015 desliguei-me do Itaú e, mesmo assediado por bancos de primeira linha, optei por trabalhar com consultoria e treinamento, tendo sido convidado pela FGV para dar aulas sobre Negociação. Hoje sou Sócio Diretor da Ágil Consultoria e Treinamento. Trabalhamos na área financeira, processos, renegociações, controles, auditoria, comercial, entre outros. Temos cursos fantásticos e resultados extraordinários em nosso histórico. Escrevo e faço palestras e treinamentos para o SINEPE, ASBREI e SICOMÉRCIO . Dou aulas e palestras na FGV de Finanças, Processos, Negociação, Estratégia Empresarial, Jogos de Negócios e Análise de Plano de Negócios.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *