Aplicação de ferramenta de marketing em eleição
O objetivo dessa reflexão é sobre a aplicação de ferramentas de marketing em eleições, suas oportunidades e riscos.
Entendo por eleição toda atividade de escolha entre pessoas, assumindo que o eleito é responsável pela execução da atividade fim, tanto para cargos públicos (Presidente, Senador, Governador, Deputado, entre outros), como para cargos particulares (Síndico, Presidente de Clube, Composição de Associação de Moradores etc.).
Quando pensamos no Marketing em qualquer das atividades citadas, a ferramenta presente está intimamente relacionada com Comunicação, o que atualmente está se transformando com velocidade espantosa.
Em 2018, no Brasil, para eleição de cargos públicos, a comunicação virtual vem predizendo o resultado final. Se comparamos com eleições anteriores, verificamos que as ferramentas utilizadas, embora possam ser as mesmas, têm formato diferenciado. Reportando o ano de 2014, quando o uso do “Facebook” ou do “WhatsApp” não foi tão efetivo quanto em 2018, inclusive o modismo era o “Orkut”, hoje totalmente fora do contexto.
Nessa linha de raciocínio fica a dúvida: que ferramenta de Marketing poderia ser aplicada em atividades de eleição? Como se utilizar de uma ferramenta que sempre se renova?
A resposta pode ser relacionada aos 4P´S de Kotler1 : Produto, Preço, Ponto e Promoção. Abaixo, quadro demonstrativo de cada P, onde há uma comparação entre a teoria de Kotler e sua aplicação com a utilização no Marketing de Eleição, apresentando como seria a Comunicação da Campanha.
PRODUTO | |
PRODUTOS | CANDIDATO |
Variedade | Benefícios que o Eleitor terá votando no candidato |
Qualidade | Competências a serem demonstradas (CHA) |
Características | Apresentação: física e de vestuário |
PONTO | |
PRODUTOS | CANDIDATO |
Abrangência Territorial | Local onde concorre: cidade, estado, país. |
Canais de Marketing | Divulgação: visitas corpo a corpo, e-mail, redes sociais. |
Localização física e virtual | Físico ou virtual |
PREÇO | |
PRODUTOS | CANDIDATO |
Preço de venda | Expectativa gerada pelo Programa Econômico e Social |
PROMOÇÃO | |
PRODUTOS | CANDIDATO |
Promoção de vendas | Negociação de apoios |
Publicidade e | Marketing Pessoal |
Propaganda | |
Esforço de vendas | Presença em oportunidades de divulgar a imagem |
Conclusão:
Quando visto como “produto”, o CANDIDATO deve avaliar os seguintes tópicos:
- Quais características e benefícios poderá oferecer ao seu Eleitor. Uma forma de observar esses detalhes é através de suas Competências, divididas em 3 partes: Conhecimentos, Habilidades que possui e suas Atitudes. Esta é uma que tabela não terá fim, uma vez que a cada dia agregamos mais valor ao CHA;
- Saber exatamente qual o seu valor, em termos da atividade eleitoral e qual a expectativa gerada no Eleitor quanto ao Programa Econômico e Social;
- Como negociar os apoios que ocorrem durante a campanha eleitoral.
- Observar que atualmente a presença e oportunidade de divulgação de imagem ocorrem num espaço de tempo que tem início bem antes da campanha eleitoral. As redes sociais e outros instrumentos modificaram e muito as relações na comunicação, ainda mais que as citações não são contextualizadas;
- O Administrador que tenha capacidade crítica e de observação, com certeza, tem espaço nesse cenário e pode desenvolver metodologias de Marketing voltadas para eleições.
1Philip Kotler: É considerado um dos pais do Marketing. Doutorado pelo MIT é um autor profícuo e os seus textos tornaram-se referências acadêmicas para o estudo de Marketing.