O que motiva a fidelização do cliente?

Sabemos que a pandemia veio para testar e colocar em xeque todas as empresas, de todos os segmentos. Sabemos também que, independente do setor de atuação ou do segmento explorado, todas as empresas possuem um departamento comercial que, podemos dizer, é vital para todos os negócios.

Por exemplo, podemos ter custo enxuto, produção padronizada, excelente controle de qualidade e saúde financeira estável. Porém, se não houver vendas, os demais departamentos, juntamente com toda a organização, são prejudicados, pois sua função principal para de funcionar.

Nesses últimos tempos, se faz necessário mais uma vez repensar como as empresas se relacionam com os seus clientes, pois sabemos que hoje trabalhamos com foco total no cliente, não mais no produto.

Pensando nisso, listamos 4 assuntos para ajudar sua empresa a se manter competitivo no mercado, gerando fidelização com os clientes:

1° Relacionamento: Um bom atendimento é muito importante para a fidelização do cliente, que sempre cotará primeiro com quem tem mais relacionamento. É preciso ter proximidade com o cliente, criar engajamento;

2° Suporte: Muitos acham que preço é tudo. Não é verdade. O cliente está disposto a pagar uma quantia um pouco maior por um pós-venda eficiente. Hoje, os clientes não buscam produtos, buscam soluções. Seja a solução do seu cliente: é necessário ouvi-lo e entendê-lo. Novamente, ter relacionamento;

3° Disponibilidade de produto : É verdade que as pessoas são ansiosas por natureza, todos querem tudo para ontem. Por isso, a disponibilidade de estoque pode ser um fator decisivo nas vendas. Alguns clientes estão dispostos a pagar um pouco a mais para receber seu produto mais cedo, outros estão dispostos a pagar para serem os primeiros usuários de um novo produto – os famosos influenciadores -, e ainda aqueles que querem ter o seu negócio testando e opinando sobre novos produtos;

4° Preço: Apesar de não ser o fator principal, um preço muito acima de mercado por um produto não exclusivo pode repelir o cliente, motivando-o a optar pelo concorrente. O ideal é que produtos “iguais” tenham preços próximos.

Esperamos que vocês possam se manter competitivos no mercado e avancem cada vez mais.

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