Posts Similares
…E eles nem enrubescem…Mas, eu, sim!
Em 09/06/2018, Hélio Schwartsman comenta em sua coluna na FSP, a aprovação na CCJ da Câmara dos Deputados do PL nº 5511/2016, tornando obrigatória a participação de advogado na solução consensual de conflitos. Como Administrador, vejo isso como uma agressão à cidadania e um passo certo para a ineficiência. A estratégia adotada foi de incluir…
A supressão do bom senso, o rebaixamento do cidadão e a poda da árvore
Atribui-se ao poeta José Martí (1853–1895), herói da independência cubana, a conhecida frase “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro: três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida”. Nos dias atuais provavelmente teria refletido um pouco diferente. A taxa de natalidade decresce em praticamente todo o mundo, por várias razões,…
O impacto da IA nas atividades dos Administradores
A crescente competição entre as gigantes da tecnologia para oferecer soluções de Inteligência Artificial (IA) tem agitado cada vez mais o ambiente empresarial. Grandes empresas, como Google, Microsoft e IBM, estão investindo consideravelmente para disponibilizar ferramentas de IA, muitas vezes de forma gratuita por um tempo determinado, em um esforço para atrair a sucessiva demanda…
Construção de cenários e projeção de futuros
Eis ai um tema que, dia a dia, ganha com justiça importância no mundo das organizações, no universo das comunidades acadêmicas e jornalísticas, e de todo o público interessado nas questões relativas à vida empresarial. A construção de cenários e a projeção de futuros são referências indispensáveis aos processos de planejamento, de decisão e de…
Apoliticismo e a ação do administrador
O apoliticismo humanista e bem pensante é o vazio de participação cidadã de nossa sociedade. O apoliticismo é uma…
Cooperativismo e desenvolvimento sustentável
PorJorge BarrosCOOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O relatório denominado “Nosso futuro Comum”, apresentado em 1987 por membros das Nações Unidas – ONU, conhecido também como relatório Brundtland, diagnosticou que os países do Norte em detrimento dos países do Sul estavam provocando um forte desequilibro denominado de “insustentabilidade” do planeta e que mais tarde, pós-ECO/92, ganhou o peso e a importância socioeconômico-ambiental de DESENVOLVIMENTO…