Existe uma linha tênue entre ser um empreendedor de sucesso e fracassar. As variáveis nem sempre são controláveis. Porém, algumas delas estão bem aqui, em nossas mãos. Talvez a mais importante seja exatamente como agimos. Seja em situações de estresse, caos, alta complexidade ou apenas na forma com que tratamos o outro.

Portanto, podemos dizer que o sucesso depende das nossas atitudes, ou de nossa maneira de conduzir relacionamentos nas diversas situações que atravessamos na vida profissional. Certamente, o mesmo acontece em nossa vida pessoal. E é sobre isso que quero falar hoje.

Mas de onde tirei a ideia de tratar sobre este tema? O World Economic Forum prevê que 65% dos empregos não existirão mais daqui a 15 anos. Isso significa que empreender é a chave para a sobrevivência em quase todos os setores. Ou seja, muita gente vai criar novos negócios, trazer novas soluções, mas muita gente vai quebrar. E não queremos isso.

A verdade é que muitos de nós enxergamos essas mudanças e desafios desde já. E nos preparando para esses próximos 15 anos, criando ideias e projetos que vão de acordo com as novas necessidades de uma população que se encontra no auge de uma pandemia. Então, que seja o preparo para um futuro de muito sucesso!

O que significa sucesso para você?

A palavra sucesso carrega significados bastante distintos:

  • fazer diferença no mundo;
  • alcançar seus objetivos;
  • poder trabalhar no que se ama;
  • realização;
  • crescer na carreira;
  • concluir projetos;
  • conseguir prover o melhor para sua família.

Essencialmente, algo é considerado sucesso quando o resultado esperado dá certo! Mas no fundo, trata-se de um sentimento. Você sente que pertence, que está sendo notado, que seu trabalho faz bem ao próximo e a você mesmo. Isto é, o conceito sucesso vai mudar diariamente, dependendo do seu momento. Mas, para que ele exista, você precisa ter as atitudes certas, e nomeei aqui oito principais ações para o cotidiano profissional, podemos chamar de chaves para o sucesso.

As 8 chaves do sucesso são:

  • Determinação;
  • Competência;
  • Paixão;
  • Disciplina;
  • Adaptabilidade;
  • Persistência;
  • Coragem;
  • Uma pequena dose de sorte.

Qualquer pessoa consegue claramente enxergar nesta lista de 8 chaves que, tirando a sorte do fator consequência, todas são decisões. Atitudes. Logo, o empreendedor de sucesso é aquele que não conta com a sorte. Mas compreende que a porta só se abre, quando todas as chaves estão em perfeita harmonia e conexão.

Ainda que existam métricas claras, como número de clientes, lucro, nível de satisfação dos seus clientes e colaboradores, que possam indicar sucesso ou fracasso do seu negócio, talvez seja mais importante focar em quais são as chaves que você pode ou precisa lapidar melhor. Assim, a garantia de sucesso volta para suas mãos. E você não fica à mercê da sorte!

Meu sucesso depende do outro

Você pode analisar listas que falam detalhadamente dos maiores empreendedores do Brasil ou até os 20 mais famosos empreendedores do mundo. Cada um deles terá uma frase de impacto, uma lição de vida, e talvez sua própria explicação do que significa sucesso. Mas uma coisa eu te garanto: absolutamente todos dirão que não existe sucesso individual.

Certamente, o time de cada um desses homens e dessas mulheres sempre foi recheado de verdadeiros talentos. Logo, se você quer empreender com sucesso, construa seu próprio exército. E faça o possível para manter um grupo forte e unido. Pense em ações que promovam engajamento! Procure motivar seus colaboradores a caminhar lado a lado com você. Crie modelos de trabalho onde talentos sejam inspiração para os colegas, fortalecendo assim uma cultura de aprimoramento contínuo.

Afinal, comecei este artigo falando sobre atitudes. Lidere, oriente e motive para que consiga, organicamente, alcançar seus resultados.