O Ser Humano realiza-se na Educação
EDUCAÇÃO DA LIDERANÇA
Todo líder é um educador.
Liderança é talento, todos têm, em potência, poder influenciador.
Líder é competência, como capacidade adquirida, no conhecimento e na experiência.
Líder é líder de líderes.
Forma equipes integradas.
Líder constitui Comunidade Vivencial de Aprendizagem, onde todos educam e são educados.
Nesse aprender a aprender está a conscientização de que todos influenciam e são influenciados, ensinam e aprendem.
EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Educação é essência de vida, que se efetiva na convivência.
A ética da educação expressa-se na responsabilidade pelo outro.
Educadores e educandos se integram numa causa comum.
Aprender a ser educador não resulta de missão exclusiva da escola, mas ela tem papel relevante.
Na escola, como no geral, há dois espaços vitais:
Sala de Aula — domínio do conhecimento, obtenção de saberes
Sala de Alma — ambiente de vivências e convivências, conquista da sabedoria.
Nada acontece de efetivo, todavia, sem consciência do significado.
Pouco vale conhecer, sem saber aplicar.
EDUCAÇÃO DA CULTURA
Todos os humanos são seres culturais, influenciam e são influenciados pela cultura geral e das múltiplas subculturas das quais participam.
Cultura são valores, princípios, hábitos, experiências, desvios, peculiares ‘a ambiência social.
Cada ser humano encarna um tipo de existência próprio.
Daí resulta a complementaridade na diversidade.
Aprende-se a ser agente transformador da cultura pela educação da percepção estratégica.
Consiste em desenvolver a visão do todo para entender os conceitos e as forças determinantes do comportamento.
Nenhuma situação é obra do acaso, os desvios ocorrem pela superficialidade da percepção e renúncia ao pensar e agir.
Em síntese,
EDUCAÇÃO da Liderança
EDUCAÇÃO da Educação
EDUCAÇÃO da Cultura
São abertura de portas à conscientização da sociedade atual, que está de cabeça para baixo, confusa, conflituosa, desordenada, a beira dos buracos negros que vai gerando.
Educa-se na Liderança, Educação, Cultura com Dinâmicas Vivenciais, Diálogo, Prática do Consenso, Decisões Compartilhadas, que dão consistência ao Acordo de Convivência.