Estratégia de estoquesEstratégia é o caminho traçado pela organização, visando utilizar os recursos da melhor maneira possível e alcançar os resultados almejados.

Na situação de controle de estoques de produtos das empresas, deve-se ter como meta o alcance do Nível de Serviço Logístico estipulado pelos gestores no planejamento. O Nível de Serviço Logístico representa a relação entre a demanda atendida e o total de solicitações, sempre atendendo dentro das especificações estabelecidas.

A estratégia de estoques depende do tipo de demanda (permanente, irregular, sazonal e derivada) e do produto (perecível ou não perecível, com prazo de validade ou não, temperatura ambiente ou refrigerada etc). Além disso, é necessário saber o comportamento do tempo de ressuprimento (lead time); se o fornecedor fica localizado próximo ou distante da empresa; se tem muitas ou poucas opções de fornecedores na região; a localização do seu público-alvo; e o seu modelo de negócios, estipulando o trabalho em lojas físicas, lojas virtuais ou as duas opções, por exemplo.

Existe o método de empurrar estoques, que é baseado em projeções e/ou oportunidades de mercado, ou a necessidade de obter proteção em relação a uma situação de desabastecimento do mercado por falta de matéria-prima ou por algum problema logístico, ou aumento excessivo dos preços.

Existe, também, o método de puxar estoques (Just in Time), que é baseado em solicitações para uma demanda já conhecida. Neste caso, a empresa terá menos recursos financeiros em situação de estoque, propiciando maior liquidez e reduzindo o custo de oportunidade, podendo, assim, aproveitar mais as oportunidades que surgem no mercado.

A tomada de decisão depende de cada situação.

Não basta só comprar uma grande quantidade e deixar em seu estoque, tem que fazer uma análise e cálculo do lote econômico, visando obter o menor custo total logístico possível. Esse lote econômico permite a empresa obter uma economia em escala, já que negocia um preço unitário menor do produto em relação a uma compra normal do mercado, que é realizada em quantidade menor.

É fundamental conhecer o ciclo de vida do produto e o estágio em que o segmento de mercado se encontra, para reduzir o risco de obsolescência em estoque, e facilitar a estratégia de Marketing e Vendas.

Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques — Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães — através do site da Above Editora e Publicações
https://above-editora.lojaintegrada.com.br/o-controle-eficaz-de-estoques

Deixe um comentário

VALIDAÇÃO *

Assuntos Relacionados