O perfil do profissional de logística está mudando?

Nosso país está passando por um momento diferenciado. Indústrias buscando produzir mais, consumidores desejando por produtos inovadores, necessidade de investimento em infraestrutura para suportar este “aquecimento” que, em alguns setores, está fazendo com que haja escassez de mão de obra qualificada.

Fico feliz em perceber que, neste cenário, a logística passa a ser vista como um diferencial competitivo. Vejo também que, profissionais qualificados passam a ser mais valorizados no mercado, e que cresce o grupo de profissionais que buscam se capacitar para atender as demandas relacionadas a este novo cenário.

Muitas vezes ouvimos a seguinte pergunta: Qual o perfil do profissional de logística desejado pelo mercado ?

Antes de falarmos do perfil do profissional, é preciso lembrarmos que este profissional tem muitos desafios, dentre os quais escolhi para destacar apenas um: Vencer tempo e distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente.

Parece simples, mas colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível faz parte do desafio diário de nossas atribuições.

Para superar este desafio, o profissional precisar reunir muitas qualidades, mas hoje escolhi destacar algumas, a saber:

Compreensão das Estratégias da Cadeia de Abastecimento

Precisamos visualizar o global e entender o local, procurando sempre ter uma visão sistêmica e integrada de toda a cadeia (conhecer desde o fornecedor de seu fornecedor até o cliente do seu cliente).

Formação & Experiência

Formação diversificada é essencial, visto que o profissional de logística se relaciona com diversas áreas da empresa e cada vez mais é demandado por conhecimentos relacionados a RH, Finanças, Marketing, Vendas, Produção e TI por exemplo.

A experiência prática em Operações Logísticas diversificadas ajuda o profissional a encontar soluções criativas (uma pratica logística de um segmento pode ser adequada a outro).

Conhecimento de Tecnologia

A tecnologia é uma aliada indispensável da logística. O profissional de logística deve procurar conhecer a Tecnologia disponível e entendr como aplicá-la na solução logística envolvida. Atenção: Fique atento apenas para não cair nos modismos.

Como podemos perceber, um profissional que reune todos os requisitos acima, é quase um super herói, um super líder, um super homem, um super pai, super esposo, pois não podemos esquecer que, junto com todas as qualidades técnicas, este profissional precisa dedicar tempo para suas atividades pessoais (família, lazer, estudos …).

Ao escrever este texto fui lembrando de alguns profissionais com os quais tive o prazer de trabalhar. Com certeza eles me ensinaram bastante.

E vocês. Conhecem muitos profissionais com este perfil ?

Adm. Hélio Meirim

Sobre o autor

Helio Meirim

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

Artigos Relacionados

Comentário

  1. Avatar
    Jonatas

    Helio, Bom dia.

    Termino meu curso de Tecnólogo em logística no final deste ano, mas por nunca ter trabalhado na área, tenho uma dificuldade muito grande em entrar no mercado.

    Eu sei que contratar pessoas sem experiência demanda um certo custo para a empresa com treinamento, adaptação e etc, mas minha qualificação PRECISA valer de alguma coisa, caso contrário o mercado logístico continuará carente de pessoas especializadas.

    Sei que a falta de experiência é uma situação que pode se reverter em alguns meses, mas se juntarmos com a prática das pessoas que já estão lá, podemos lapidar ambas as partes e obter um crescimento profissional e empresarial!

    Qual seria sua sugestão para pessoas que se encontrem na mesma situação que a minha!?

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.