O desenvolvimento do autoconhecimento como ferramenta de liderança e como ele pode ajudá-lo a empreender melhor

Autoconhecimento é um tema recorrente nos últimos tempos. Ele tem sido apontado como uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Entender a si mesmo, de maneira profunda, reconhecendo e identificando dores e dificuldades, limitações, competências, qualidades, gostos e padrões têm um valor inestimável e pode ser a ponte para uma jornada com mais realização.

No campo profissional, esse é um recurso que beneficia diversas áreas de atuação e, para quem empreende e assume um papel de liderança, o autoconhecimento auxilia no desenvolvimento, ajuda a identificar valores e aplaca inseguranças, tão comuns em áreas e cargos que desafiam e exigem tomadas de decisão que causam impactos e consequências para pessoas e negócios.

Se você já compreende a importância de se conhecer, principalmente no que se refere ao âmbito profissional como vou abordar aqui, pode ser que eu “esteja chovendo no molhado”, e tudo o que eu disser pode até parecer óbvio. Porém, a questão é que muita gente ainda não se atentou para isso e insiste em um caminho com mais dificuldades, especialmente quando o assunto é empreendedorismo e liderança.

Enfim, o objetivo deste artigo é mostrar como o autoconhecimento é essencial para que você seja um melhor profissional. No empreendedorismo, precisamos lançar mão de todos os recursos disponíveis para atingir os resultados desejados. Você está pronto? Então siga a leitura!

Autoconhecimento: processo fundamental para quem empreende

Quando vamos montar um negócio e empreender precisamos estar cientes do nosso propósito com o nosso trabalho, estabelecer quais são os nossos valores, entender nosso potencial e demandas de desenvolvimento.

É necessário que os objetivos estejam claros e que se tenha um direcionamento de onde quer chegar. Isso só é possível com muito autoconhecimento. Ele possibilita a tomada de consciência das nossas limitações e permite o alinhamento da perspectiva pessoal e profissional.

O empreendedor, sem autoconhecimento, sem compreender a si mesmo, tende a alimentar suas inseguranças e insatisfações, a se abalar mais com os percalços e pode até perder o rumo e o controle quando enfrenta dificuldades e lida com a comparação. Além disso, o autoconhecimento é uma maneira de maximizar o potencial.

Vantagens do autoconhecimento na jornada de um empreendedor

No empreendedorismo, o autoconhecimento é uma estratégia que, além de contribuir para o seu desenvolvimento como profissional, ainda:

  • ajuda a construir um negócio que esteja de acordo com os seus valores;
  • permite que você conheça as suas habilidades, o que precisa desenvolver e o que precisa delegar para ter sucesso;
  • possibilita uma liderança mais estratégica;
  • desenvolve a autoconfiança e contribui para uma tomada de decisão mais assertiva.

Como utilizar esse recurso a seu favor

Identifique o propósito e os valores do seu negócio

O seu nível de entrega dependerá da motivação que você tem para fazer o seu trabalho e construir a sua empresa. Para isso, é fundamental saber qual é o principal propósito do negócio, assim como os valores, além de garantir que eles estejam alinhados com os seus valores pessoais.

Descubra as suas limitações e entenda o seu potencial como gestor

O autoconhecimento o ajuda a identificar quais são seus pontos fracos, que competências e habilidades você precisa aperfeiçoar e trabalhar e também mostra qual é o seu diferencial, o que você tem de melhor para desenvolver o seu trabalho.

Aprenda a delegar o que você não domina

Nesse sentido, a estratégia mais inteligente para lidar com as suas limitações, além de traçar maneiras para desenvolvê-las, é delegar o que você não domina para profissionais competentes e especializados. Assim, os processos do seu negócio serão executados com mais assertividade e fluidez, gerando melhores resultados do que se você ficasse batendo cabeça em áreas em que tem dificuldade.

Como o autoconhecimento pode ajudá-lo a ser um líder melhor

Para diversos gestores e empreendedores liderar é um grande desafio, principalmente no início do empreendimento, pois muitos têm dificuldades de delegar, confiar em uma equipe e compartilhar conhecimento.

Nesse contexto, o autoconhecimento é a ferramenta mais indicada para ter sucesso em uma posição de liderança. Isso porque nessa relação com o outro, antes de mais nada, é preciso ter consciência de si mesmo. Só assim você aprenderá a confiar em si e no próximo.

Para um líder, é necessário ter jogo de cintura para lidar com conflitos, inteligência emocional, capacidade de relacionamento e visão estratégica. A realidade é que todo mundo quer ser chefe ou dono de negócio, mas poucos estão dispostos a se desenvolver para encarar os desafios que a posição demanda. Nesse ponto, se você quer ter sucesso como líder, o autoconhecimento é primordial, pois o ajuda a identificar as suas inseguranças e a superá-las, permitindo que se aflore a sua melhor versão.

Ferramentas e estratégias para conhecer a si mesmo e seu perfil profissional

Faça uma autoavaliação

Autoavaliar-se não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, temos uma percepção bastante subjetiva de nós mesmos. Um exercício interessante é se fazer algumas perguntas e responder com reflexão e sinceridade. Alguns exemplos: “Quais são as minhas motivações?”; “Quais os meus pontos fortes, pontos fracos, e o que acredito que preciso desenvolver?”; “O que ainda preciso aprender?”; “Quais os meus principais desafios?”; “Aonde desejo chegar?”.

Peça feedbacks

No autoconhecimento, é importante mapearmos todos os lados. Existem muitos comportamentos e caraterísticas incorporadas em nós que não conseguimos enxergar, por isso é importante ter a visão de outra pessoa, que nos auxilie nesse processo. Na esfera profissional, busque pedir feedbacks de pessoas em quem confia e que possam contribuir com o seu desenvolvimento. Um chefe ou um colega, por exemplo, podem ajudar nesse caso.

Invista em cursos e leituras

É importante expandir a mente. Qualquer recurso nesse sentido, que podem auxiliar no processo de autoconhecimento, são bem-vindos. Faça cursos e invista em leituras cujo propósito seja o autoconhecimento. Como esse assunto está muito em voga, opções não faltam. Somente certifique-se que são de profissionais capacitados e confiáveis.

Conte com suporte profissional

Ajuda profissional também é de grande valia e traz resultados de maneira assertiva, afinal profissionais especializados em comportamento e desenvolvimento humano têm conhecimento, recursos e ferramentas para guiá-lo da melhor maneira nesse caminho. Psicoterapia e mentoria, feitos com profissionais especializados e com experiência comprovada, são estratégias eficazes para o autoconhecimento.

Como conclusão, gostaria de destacar que o autoconhecimento é um processo contínuo, é uma jornada na qual não há linha de chegada. Quanto mais você se conhece, mais recursos e mais segurança terá para liderar e empreender. E maiores são as chances de se alcançar o sucesso!

Bom trabalho e grande abraço.

Deixe um comentário

VALIDAÇÃO *

Assuntos Relacionados