Liderança em tempos de crise
A pandemia do Covid-19 está mudando o mundo e os seus efeitos deverão se prolongar para além da crise. Com tantas incertezas e angústias, a importância da liderança, aqui definida como a capacidade de mobilizar, orientar e influenciar pessoas em direção a um objetivo comum, é inquestionável.
É nos momentos de turbulência e incertezas que podem emergir líderes que, dependendo da sua atuação. podem se consolidar, decepcionar, causar revolta ou cair no esquecimento.
Enquanto as empresas lutam para garantir a continuidade dos negócios durante a pandemia, uma boa liderança, mais do que nunca, é fundamental para mantê-los avançando e emergindo fortemente diante do desafio atual.
Em tempos de crise, os negócios considerados normais precisam se adequar a nova realidade e os modelos de trabalho usuais devem ser alterados. É preciso muito equilíbrio para preservar o valor das pessoas e da organização. Devemos buscar maneiras de nos adaptar rapidamente ao novo cenário, procurando alcançar objetivos com inovação e criatividade, além de ficar atentos para o novo mundo pós-crise.
A implementação de medidas concretas e de uma visão de futuro para o pós-crise são essenciais para tranquilizar o público interno e externo, bem como mobilizar as pessoas na direção certa.
Neste momento, gerir a crise pode significar não entrar em pânico. Agir rápido, mas não precipitadamente. Ser resiliente, flexível e pronto para mudar as decisões sempre que necessário, conforme as alterações do cenário.
Além disso, a empatia é fundamental para administrar o medo que todos sentem e aproveitar para promover mudanças organizacionais e comportamentais.
É preciso que os líderes troquem experiências atuais e passadas para melhor enfrentar essa situação.