A importância do relacionamento no digital para a construção da experiência com as marcas

Adm. Bruno Garcia*

Em tempos de plataformas digitais assumindo a relevância em todas as esferas da vida cotidiana, é cada vez mais importante que o Administrador esteja atento ao impacto que elas geram e, principalmente, das oportunidades de relacionamento que elas proporcionam entre marcas e consumidores.

No dia a dia dos Administradores, falar em relacionamento digital significa entender todas as possibilidades para que empresas estejam mais próximas de seus consumidores, verificando de perto as suas demandas, necessidades e questionamentos, não só em relação ao produto que comercializam, mas no tocante a qualquer tópico que orbite o dia a dia da organização. Na prática, isso significa dizer que os canais digitais não devem ser pensados apenas para objetivos comerciais ou mesmo de marketing. Na realidade, eles estarão abertos a qualquer possibilidade de diálogo, cujo tema será definido pelo consumidor.

Redes sociais, plataformas de publicação e transmissão de conteúdo, sites e canais institucionais são alguns exemplos de plataformas que encurtam a distância entre marcas e o público. Diante desta nova realidade, o gestor que não entender que a finalidade destas ferramentas vai além das mecânicas comerciais e publicitárias tradicionais, acabará construindo um vínculo tortuoso com seus clientes.

O novo ambiente digital proporciona algo com o qual a comunicação de marketing tradicional não estava acostumada: diálogo intermitente. Os clientes abordarão conteúdos diversos, talvez temas que estejam em evidência na mídia, modismos ou mesmo questões nas quais a empresa possa estar direta ou indiretamente envolvida. O leque de interação também aumenta, pois além dos consumidores de fato, a organização terá um contato muito mais próximo com outros diversos públicos de interesse.

Esta nova dinâmica (quase sempre em tempo real) demanda flexibilidade e agilidade de reação. Empresas pouco flexíveis ou ainda não adaptadas a esta nova realidade ainda se assustam com o impacto do digital em suas vidas. Mas se este novo formato de comunicação de marketing for encarado como uma oportunidade, os caminhos e as possibilidades que se abrem são inúmeras. E as perspectivas para as marcas que souberem trilhar este caminho são muito positivas.

Sobre o autor

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É membro da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, coordenador geral da pós-graduação na Facha e professor nas áreas de marketing e negócios.

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