Sugestões de leitura:
Negociação X Inteligência Emocional
O presente estudo tem como objetivo desenvolver a capacidade de administrar as próprias emoções, elevar a autoestima e a autoconfiança para encontrar soluções de como administrar conflitos e gerir competências que exijam o uso do controle emocional, já que durante uma negociação a pessoa pode demonstrar ou não equilíbrio entre razão e emoção. Os desvios…
Se a canoa não virar
“Se a canoa não virar, Olê! Olê! Olá! Eu chego lá!”. Conquistou notoriedade na voz da cantora Emilinha Borba (1923 – 2005). Como não temos o poder de Jesus, que andou sobre as águas, a forma de singrarmos a superfície aquosa é através de uma canoa ou outros tipos de embarcações.
A TRILOGIA CONTEMPORÂNEA: ADMINISTRAÇÃO – FORMAÇÃO – SUSTENTABILIDADE
A administração vem se despontando como a ciência que mais vem demandando generalidades de conhecimentos e, por conseguinte, provendo maiores possibilidades à empregabilidade na sociedade contemporânea. As ciências administrativas na sociedade contemporânea estão demandando a criação de estratégias formativas factíveis de favorecerem o desenvolvimento de políticas socioambientais que propiciem um desenvolvimento realmente sustentável….
A Motivação para a Realização
Quase todas as pessoas tendem a se autoperceberem como motivadas para a realização. Julgam-se empreendedoras. Mas é claramente necessário ter muita cautela com tais percepções. Afinal, virou lugar comum se falar todo o tempo do empreendedorismo como o diferencial competitivo indispensável para o sucesso na trajetória organizacional. O indicador mais relevante de uma atitude centralmente…
A ordem ética
As palavras moral e ética são sinônimas, perfeitamente intercambiáveis por suas acepções comuns advindas do latim e do grego. Ambas se referem aos costumes. Mas, concordemos, uma palavra não vale como conceito. Assim, referenciado por Kant, entenda-se moral “por tudo o que se faz por dever” e por ética “tudo o que se faz por…
Gestão estratégica: Planejar é preciso, improvisar não é preciso
“Navegar é preciso, viver não é preciso” Inspirado na frase de antigos navegadores portugueses e magistralmente usada em famoso poema de Fernando Pessoa, ouso criar um jargão para introduzir o meu tema: PLANEJAR É PRECISO, IMPROVISAR NÃO É PRECISO. Que fique entendido que o primeiro preciso é no sentido de ser imprescindível e o segundo…