As Ideias Fora do Lugar

As Ideias Fora do Lugar

As Ideias Fora do LugarÉ muito comum se pensar com ideias fora do lugar, ou seja, pensar e tentar aplicar ideias oriundas de outros contextos e, o mais das vezes, somente a eles adequados do que se tentar pensar e refletir sobre a própria realidade, pôr as ideias no lugar contextualizadas à realidade em que se vive.

Sim, é bastante comum os gestores buscarem soluções e ideias que funcionam ou funcionaram em outros contextos, muitas vezes sem considerar a adequação à sua própria realidade. É a síndrome do “copia e cola”, de que em administração se diz “nada se cria, tudo se copia”.  

 Isso pode acontecer por diversos motivos:

  • Facilidade de acesso à informação: com a internet e a globalização, temos acesso a uma infinidade de informações e ideias de diferentes culturas e realidades. Isso nos leva a acreditar que soluções exitosas em outros contextos também funcionarão para nós.
  • Desejo por novidade: a busca por “soluções inovadoras” e “fora da caixa” pode ser atraente, pois parece oferecer uma alternativa aos problemas que enfrentamos. É a síndrome do novidadeiro e do gestor operador no museu das novidades.

No entanto, nem sempre o novo é o mais adequado!

Dificuldade de análise crítica: muitas vezes, não paramos para analisar se uma ideia realmente se encaixa à nossa realidade, quais seriam as adaptações necessárias, se aquela ideia não seria um corpo estranho no ninho e perniciosa à nossa cultura organizacional, e se os resultados esperados por construção de cenários são efetivamente realistas, não imaginários, e que expressem apenas os nossos desejos?

Fuga da realidade: em alguns casos, buscar soluções em outros contextos pode ser uma sublimação de evitar, de forma não conscientizada, o enfrentamento dos problemas reais e da necessidade de mudanças mais profundas no nosso ambiente de negócio.

Por que é importante pensar e refletir sobre a própria realidade?

Pensar de forma contextualizada, “colocando as ideias no lugar”, é fundamental e sempre indispensável a um agente de mudanças – “fazer o que não está no gibi”:

  • Soluções mais eficazes: ao considerar as particularidades da nossa realidade, podemos encontrar soluções mais adequadas e eficazes para os problemas e para a consecução de resultados, geradas e implementadas às particularidades únicas da cultura organizacional e do ambiente de negócios em que atuamos. 
  • Maior chance de sucesso: ideias que levam em conta essencialmente as funções e disfunções de um contexto singular, pois não há organizações iguais, têm mais chances de serem operacionalizadas com sucesso e de gerar resultados positivos.
  • Empoderamento: ao analisarmos criticamente a nossa realidade e buscarmos soluções que nos façam sentido, tornamo-nos protagonistas da nossa própria história em busca da excelência de desempenho, em vez de nos subordinarmos como reboques dependentes de soluções apenas incrementalistas de manutenção do status quo e do establishment.
  • Transformação real: as mudanças mais significativas e duradouras geralmente surgem de uma compreensão profunda da realidade em que se vive e de um compromisso com a construção de soluções que atendam às necessidades e aspirações e às condições objetivas de circunstâncias de uma dada realidade.

Portanto, embora seja importante buscar inspiração em outras realidades, é fundamental que saibamos “colocar as ideias no lugar”, adaptando-as e contextualizando-as para que realmente façam sentido e gerem resultados positivos. Ousar com o novo, aprender com o erro, não apenas criar coisas novas, mas transformá-las em desenvolvimento de resultados economicamente produtivos ao ambiente de negócios, eis os desafios de um gestor como agente de mudanças, que atua com ideias dentro do lugar

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