A importância da definição de responsabilidades e das relações de trabalho entre os colaboradores.
Nas organizações ocorrem muitos conflitos de ideias, o que pode ser administrado, quando todos têm objetivos em comum e trabalham pela realização da missão. Entretanto, o conflito comportamental e de relacionamento interpessoal, se não for resolvido, pode prejudicar o ambiente de trabalho e, consequentemente, a organização como um todo.
Quando um profissional A, desavisado, tem o seu trabalho supervisionado por um profissional B, o qual solicita alguma mudança na execução da tarefa, isto pode causar um desconforto e irritação, podendo ser agravado pela forma como a comunicação foi feita. Este fato ocorre quando o profissional B é imbuído de poder para tal, por seu superior, e o profissional A nem desconfia de que seria subordinado ao profissional B.
Nesses casos, o gestor pode está cometendo esse erro de forma contínua, não encontrando resposta para tal conflito no relacionamento entre os colaboradores. Sendo assim, ele procura analisar o perfil dos envolvidos e o respectivo comportamento.
No problema em questão, o diagnóstico parece evidente: As responsabilidades e as relações de trabalho entre os indivíduos não foram esclarecidas e definidas para todos os envolvidos.
E, para evitar este problema, o início deve ser com a elaboração da estrutura dos cargos, conforme a necessidade da empresa, a seleção de profissionais com o perfil adequado para exercer determinadas funções, e em conformidade com os valores e a cultura organizacional.
Ao ser contratado, o colaborador deve conhecer a empresa e, tudo que está relacionado ao seu cargo, inclusive o relacionamento profissional com as outras pessoas. Esta simples medida reduzirá os problemas de interpessoais dentro das organizações.