Internet – Uma ferramenta poderosa para as Empresas
O número de usuários economicamente ativos da Internet vem aumentando a cada ano, isto é uma tendência. A pesquisa (sites de pesquisa) e as redes sociais são os serviços mais utilizados. As compras online, em diversos segmentos do mercado estão aumentando e, o consumidor deve procurar uma empresa confiável (deve conversar com outros consumidores para saber sobre sua experiência com relação à empresa A ou B) e seguir todos os procedimentos para efetuar uma compra online segura.
As empresas estão cada vez mais se adequando às tendências tecnológicas. Elas, além de criar Web sites, onde mostram fotos, contam sua história, missão, valores, parceiros, certificações, endereço do estabelecimento e formas de contato (telefone, chat online, e-mail, etc.), cadastram-se em diversas redes sociais, as quais proporcionam acesso a diversas pessoas.
Existem diversas outras formas de divulgação interessantes, como, por exemplo: um Outdoor ou letreiro, que estando bem localizado (onde há excelente visibilidade e clientes em potencial), apresentando uma comunicação visual e verbal clara, objetiva e direcionada ao público-alvo, despertará a necessidade e o desejo de clientes em potencial, contribuindo para a sua captação; a panfletagem também é interessante, já que o indivíduo pega o panfleto para ele e para pessoas de seu relacionamento. O objetivo é que o consumidor dirija-se o quanto antes ao estabelecimento para buscar informações específicas sobre o produto ou serviço, torne-se cliente, busque, também, outros produtos ou serviços e seja um defensor da marca, indicando para outras pessoas. Por outro lado, as pessoas não interessadas ou que já dispõem do bem ou serviço, podem jogar o material (panfleto) no lixo, causando desperdício. Por isso é necessário um profissional com alto poder de comunicação e persuasão, e com o conhecimento da missão e do diferencial competitivo da organização, para efetuar a captação através da panfletagem; a mala direta também traz retorno, mas necessita ser bem planejada. A localização ideal, onde se encontra o público alvo, a definição da rota, a logística e o período do ano que a divulgação será feita são primordiais. Caso não exista um planejamento, o desperdício será maior e a captação de clientes, abaixo da expectativa; a indicação de clientes é consequência um produto ou serviço de qualidade, que supere as expectativas do cliente da empresa e represente uma relação entre custo e benefício mais favorável que a dos concorrentes. Além destas formas de divulgação supracitadas, existe a publicidade através de jornais e revistas, o telemarketing, a visita de representantes para a divulgação em organizações, etc.
A estratégia de marketing será feita conforme o ramo de atividade, o produto ou serviço prestado, o porte da empresa, a estrutura organizacional, a tecnologia, o ambiente de tarefas e o macroambiente. O que deve ser levado em consideração é que, independente do negócio, a Internet está mudando cada vez mais a relação entre empresas e clientes. Cada vez mais brasileiros economicamente ativos têm acesso à Internet, o que a torna uma ferramenta poderosa na captação de clientes. O desafio das organizações é descobrir a melhor maneira de usufruir desta tecnologia com o menor custo possível. Para auxiliar nesta tarefa, é indispensável, a pesquisa com empresas de publicidade e os principais concorrentes.