Sebrae acerta ao apoiar MPEs afetadas por ‘tarifaço’ dos EUA

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou uma linha emergencial de crédito de até R$ 30 bilhões para MPEs impactadas pelas novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos — o chamado “tarifaço de Trump”. A medida visa garantir liquidez aos pequenos empreendedores, evitar demissões em massa e sustentar a atividade econômica em meio às tensões do comércio internacional.

Amplamente elogiada por especialistas e representantes do setor produtivo, a iniciativa é uma ação oportuna e de grande sensibilidade econômica e social. O Sebrae acerta ao agir com rapidez e foco nas micro e pequenas empresas, que são a espinha dorsal da economia brasileira.

Com o aumento das tarifas norte-americanas sobre diversos produtos brasileiros, setores exportadores — especialmente os de manufatura, alimentos e agronegócio — começaram a sentir os efeitos imediatos da perda de competitividade. Muitas dessas empresas são de pequeno porte enfrentam dificuldades históricas de acesso a crédito e capital de giro.

Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, a nova linha de crédito será acompanhada por serviços de orientação financeira, apoio à renegociação de dívidas e consultoria para adaptação de estratégias comerciais — incluindo a diversificação de mercados e o fortalecimento da atuação no mercado interno.

Vale ressaltar que o apoio aos pequenos negócios tem efeito multiplicador na economia, pois muitas MPEs corte e já compõem cadeias produtivas em todos os segmentos da economia brasileira. Cada microempresa que consegue manter suas portas abertas representa empregos preservados, renda circulando na comunidade e estabilidade social.

Ao injetar recursos neste setor da economia, o Sebrae está ajudando a manter o Brasil em movimento, mesmo diante de desafios internacionais. A expectativa é de que os valores comecem a ser liberados ainda neste trimestre, com foco nos segmentos mais afetados e em regiões onde o impacto das tarifas internacionais é mais sensível.

A iniciativa do Sebrae reforça seu papel estratégico como indutor do desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo no país. É uma demonstração clara de que é possível enfrentar crises com inteligência, planejamento e foco no que realmente importa: manter viva a força produtiva do Brasil.

* Adm. Wagner Siqueira é presidente do CRA-RJ e do Fórum de Conselhos e Ordens Profissionais do RJ, ex-secretário de Administração da Cidade do Rio de Janeiro, membro acadêmico da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA) e da Academia Nacional de Economia (ANE).

Sugestões de leitura: