Sugestões de leitura:
Fraudes de R$ 25 bilhões nas Lojas Americanas revelam falhas graves em Compliance e Governança
*Adm. Wagner Siqueira O escândalo contábil das Lojas Americanas, que já era grave, ganha contornos ainda mais alarmantes com as recentes revelações da Operação Disclosure da Polícia Federal. A busca pelo ex-CEO Miguel Gutierrez e outros diretores, acusados de fraudes de R$ 25 bilhões, evidencia a profundidade do esquema e a possível participação de diversos…
Quem não leva a sério a preparação de algo está se preparando para o fracasso: o caso da seleção brasileira
A frase título deste artigo é de Benjamin Franklin, foi dita por volta de 1750 e tem validade para nações, empresas, pessoas e times de futebol. Mas o que deve ser entendido é que a preparação é uma fase do processo administrativo que visa à obtenção de resultados, e que é constituído por três etapas:…
Se a canoa não virar
“Se a canoa não virar, Olê! Olê! Olá! Eu chego lá!”. Conquistou notoriedade na voz da cantora Emilinha Borba (1923 – 2005). Como não temos o poder de Jesus, que andou sobre as águas, a forma de singrarmos a superfície aquosa é através de uma canoa ou outros tipos de embarcações.
Síndrome de Burnout: o meu testemunho
Todos nós que exercemos funções de liderança no mundo das organizações tendemos, inadvertidamente, a julgar-nos fora de série, pessoas diferenciadas, capazes de absorver quaisquer entrechoques da ambiguidade e do conflito, superar as adversidades e manter o foco nos resultados que nos levam ao sucesso. Sentimo-nos efetivamente imunes às fragilidades dos circunstantes e das situações, sempre…
A necessidade de mudanças frente à obsolescência – Parte I
Obsolescência é a incapacidade de o executivo manter, face às mudanças da ambiência organizacional, um comportamento adaptativo e inovador, criativo. É o fracasso de alguém que já foi capaz de obter resultados que normalmente seriam dele esperados. A obsolescência não é um problema cronológico. Pode ocorrer a qualquer momento e com qualquer um. As pessoas…
Liderança em tempos de pandemia
Liderança é uma das habilidades mais importantes do Administrador, estando presente em todas as funções da área desde o planejamento, e em especial nas funções organização e direção, que formula ações táticas e operacionais, respectivamente, de forma a manter os resultados apontados na função controle, onde estabelece medidas de desempenho e adota ações para ajustar ao planejado. Em tempos de crise…