Sugestões de leitura:
As nossas instituições estão a ruir
Com todo o respeito, e imbuída de espírito democrático, não posso me furtar a tecer comentários acerca do atoleiro econômico-financeiro em que nos encontramos. A defesa do Governo Dilma levada a efeito há pouco ( 31/03), na Câmara dos Deputados, apenas veio corroborar a “batida” constatação de que a gestão da economia, sob a batuta…
Uma visão mais assertiva para as edificações no Centro da Cidade do Rio de Janeiro
Introdução: A Comissão Especial Gestão e Administração Profissional de Edificações — no cumprimento de sua missão institucional de compor a estrutura básica do CRA-RJ, na condição de órgão auxiliar, e na promoção e valorização da ciência da Administração — apresenta aqui algumas sugestões para maior dinamismo e estruturação da revitalização das Edificações no Centro da Cidade do Rio…
A mediação como alternativa para a resolução de conflitos
Com base em pesquisas teóricas, o presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância da mediação como uma forma adequada, eficaz, célere e justa na solução de conflitos. Tendo ainda a intenção de evidenciar sua importância na busca por uma justiça mais veloz em função do aumento da demanda no Poder Judiciário. Por fim, pretende-se…
O Problema dos Limites e da Distinção das Ordens
Como se formam as doutrinas e as ideologias organizacionais, as teorias e as práticas que vicejam no mundo corporativo, nas relações de trabalho, nas circunstâncias da vida empresarial? No cotidiano de nossas vidas perpassamos indistintamente por ordens de conduta convenientes que nos levam a atitudes e a comportamentos característicos de nossas identidades como pessoas. É…
A Obsolescência dos Executivos
Obsolescência é a incapacidade de o executivo manter, face às mudanças da ambiência organizacional, um comportamento adaptativo e inovador, criativo. É o fracasso de alguém que já foi capaz de obter resultados que normalmente seriam dele esperados. A obsolescência não é um problema cronológico. Pode ocorrer a qualquer momento e com qualquer um. As pessoas…
Processos gerenciais, decisões e as suas implicações
Os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste de desempenho da organização. As ações dos gerentes estão diretamente associadas com a sua competência (conhecimento + habilidade + atitude) para tomar decisões. Podemos identificar as principais atividades dos processos gerenciais, da seguinte forma: diagnóstico da…