OKR: A metodologia do Vale do Silício

OKR: A metodologia do Vale do Silício

Você sabe qual é o método usado pelo Vale do Silício? É uma ferramenta de gestão, o OKR, que em bom português traduzimos para Objetivos e Resultados-chave.

Esse método visa aumentar a produtividade da organização engajando os colaboradores para que os objetivos sejam definidos e alcançados, matematicamente.

A Direção da empresa define 40% dos objetivos (top down), e funcionários, 60% (bottom up).

Os objetivos precisam ser simples para que todos entendam, devem ser transparentes, pois devem ser divulgados e conhecidos por todos os integrantes da organização, para que, além do engajamento, haja espírito de equipe (o time joga junto) e precisam estar alinhados à cultura da empresa para obter resultados concretos.

Quanto ao tempo, os ciclos são curtos, por volta de três meses, as metas devem ser realmente desafiadoras, o processo busca identificar o erro e aprender com ele, para que a partir desse ponto seja criada uma nova meta com o intuito de solucionar o problema.

Em relação à adaptação, o método pode ser utilizado por qualquer empresa independente do seu tamanho. Quem já utilizou esse método destaca que geralmente há uma mudança cultural positiva dentro da organização e que os resultados alcançados são excelentes.

Deixe um comentário

VALIDAÇÃO *