O papel do administrador numa era em que as pessoas, a informação, e o caminho para se obter bons resultados têm o mesmo valor
Não existe um livro onde se possa pesquisar algo, como uma situação de emergência a fim de que seja encontrada solução para um determinado problema quando se trata de administrar. Como por exemplo a Bíblia, que em determinados momentos de nossas vidas recorremos a ela para aliviar espírito e alma.
Em se tratando de Administração você sempre irá encontrar uma solução, porém não será através de um caminho onde os conceitos já estejam previamente escritos, um livro.Ou melhor, existem diversos livros onde encontraremos diversas definições daquilo que buscamos, porém os processos, as tomadas de decisão, caberá a cada um de nós que envolvidos nos projetos e rotinas diárias, teremos que em curto espaço de tempo (vivemos em um mundo onde tudo é de extrema urgência, tudo é para ontem) definir o que fazer, sabendo, no entanto que seja qual for a decisão a ser tomada, poderemos estar interferindo indireta ou diretamente nos resultados ou no rumo da organização. Certo é, os tempos mudaram, portanto não se chega a lugar algum sem passar pelo processo de FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE.
Por mais repetitivo que sejamos ou venhamos a ser, sempre haverá o que ser dito a respeito de desenvolvimento de equipe, pois não há como discutir a existência da corrida constante das organizações com intuito de alcançar seus objetivos através da otimização de seus processos.
Se já era no passado (época em que as máquinas eram imperiosas por seus valores, pela substituição do homem, época do processo de padronização do trabalho), hoje, é ainda muito mais, pois estamos na era da informação, onde há uma escassez de tempo, na mesma proporção em que há a necessidade constante de aprendizado, por conta da busca pelo conhecimento. Estamos em 2010,final de 2010. Ou melhor, estamos em 2011.
Estamos convivendo com: ORKUT, TWITER, FACEBOOK, IPAD, IPHONE…,assim como iremos viver com o que está por vir, isso traz a tona à importância da capacitação, da conscientização e da necessidade do conhecimento, da atualização dos processos, da boa utilização dos Recursos Humanos, consequentemente a valorização da Relação Humana nas organizações através não apenas do trabalho em equipe, mas do bom relacionamento entre as equipes, da compreensão de que não se forma uma equipe independente de ser de trabalho ou não, sem que seja criado um ambiente harmonioso, onde o diálogo, a compreensão, a ética e a comunicação não estejam presentes.
Mauro Costa, Administrador de Empresas (Moraes Junior/Mackenzie Rio)
MBA Gestão de Pessoas – Universidade Candido Mendes
Registro: 20.61614