A criatividade e a inovação devem está alinhadas à cultura, aos valores e ao ramo de atividade empresarial. Atuando tanto na captação como na fidelização dos clientes.

A criatividade e a inovação devem atuar, antes de tudo, na estrutura, na tecnologia, nos procedimentos e nos processos-chave, com o objetivo de solucionar problemas, agregar valor ao produto ou à prestação de serviço e apresentar novas opções para o seu público-alvo ou conquistar um novo público. Isto deve acontecer em decorrência de Brainstorming (“chuva” de idéias) realizados pelos executores do processo; de pesquisas com clientes e clientes em potencial, além do Benchmarking (coleta de dados e informações, análise e adaptação das melhores práticas e processos dos concorrentes e líderes de mercado).

Ao realizar parcerias e ações publicitárias que atuam na atração do cliente em potencial, o gestor deve ter alguns cuidados:

  • Conhecer bem o novo parceiro (ramo de atividade, cultura organizacional, valores, missão, visão, nível de satisfação dos clientes internos e externos, participação no mercado);
  • A parceria deve favorecer a todos os envolvidos, e apresentar uma relação custo e benefício mais favorável que o concorrente;
  • Para que a comunicação seja eficaz deve ser exibida pela mídia adequada, em local e horário corretos;
  • A comunicação deve ser clara, objetiva e direcionada para o público-alvo;
  • Metas e avaliação de desempenho devem ser estabelecidas;
  • As metas devem ser possíveis, justas e acordadas, para que o colaborador mantenha a motivação em alcançar os resultados e a consequente recompensa.

 

A criatividade e inovação empregadas no layout e na decoração do estabelecimento e, a recepção promovida pelos funcionários são determinantes para que o consumidor sinta-se acolhido e importante. Além disso, o funcionário deve estar vestido adequadamente, ter iniciativa, ser comunicativo, simpático, profissional e, principalmente, saber ouvir, para poder atender às necessidades e expectativas do consumidor. Ele deve ser bem treinado, orientado e possuir as informações atualizadas sobre a empresa, os produtos ou serviços prestados, as parcerias, mostrando segurança ao abordar o cliente em potencial.

A fidelização do cliente a uma organização depende da qualidade e agilidade do atendimento que recebe; velocidade nas respostas; liderança participativa; equipes multifuncionais; relação custo e benefício mais favorável que a concorrência; canais de comunicação eficientes; valor agregado ao produto ou serviço; satisfação do cliente interno e externo; pesquisa e desenvolvimento; medidas de sustentabilidade e responsabilidade social e, principalmente, a criatividade e a inovação, com o aproveitamento e materialização das ideias em prol da organização.