Como devemos colocar em prática competências humanas e organizacionais?

Estamos presenciando constantes transformações no ambiente empresarial, sendo, por sua vez, comuns as tentativas de diagnosticar vários modelos de gestão mais eficazes, com o intuito de promover de forma sustentada o crescimento e o desenvolvimento organizacional.

A gestão por competências nasce de modelos gerenciais, outrora já utilizados pelas organizações, tendo, por sua vez, o predomínio de certas e principais competências valiosas e difíceis de serem aprimoradas.

Verificamos que a competência humana é expressa em função do desempenho da pessoa no trabalho que desenvolve, ou seja, não apenas, o comportamento que é adotado pelo indivíduo, mas, também, no tocante às realizações e suas possíveis consequências.

Podemos então entender que a competência é como um estoque de qualificações, ou seja, conhecimento, habilidades e atitudes que dão todo o respaldo para a concretização de realizações em determinado contexto aplicado pelo indivíduo.

Explicando melhor, as competências humanas são demonstradas quando os indivíduos agem perante situações profissionais com as quais se deparam e servem, por sua vez, de condutas e estratégias também para a organização.

Podemos observar, então, que quando um indivíduo expressa a competência gera um resultado no respectivo trabalho, sendo decorrente de uma aplicação de três recursos, que são conhecimentos, habilidades e atitudes.

O conhecimento refere-se a informações reconhecidas e integradas na memória do indivíduo, causando grande impacto sobre o comportamento e julgamento, referindo-se ao saber que a pessoa acumulou ao longo de sua vida.

A habilidade relaciona-se a uma produtiva aplicação de conhecimento, sendo a capacidade que o indivíduo possui de armazenar em sua memória, por sua vez, utilizada em uma determinada ação.

Atitudes são aspectos sociais e afetivos relacionados ao trabalho, uma determinação e predisposição da conduta da pessoa em relação aos outros, a situações e ao respectivo trabalho.

O desempenho profissional pode ser gerado, com a junção destes três elementos que são as habilidades, conhecimentos e atitudes. Esse desempenho profissional é expresso através de comportamentos e a manifestação que a pessoa apresenta no trabalho, realizações e resultados.

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