Administradora Gilda Nunes — um espelho para as mulheres da profissão

Nascida em 6 de julho de 1945, na cidade do Rio de Janeiro, Gilda se formou em Administração em 1970. Durante sua carreira, assumiu cargos importantes como Diretora de Administração e Finanças da Fundação Escola de Serviço Público do Rio de Janeiro (FESP-RJ) e a Presidência do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em 1986, onde atuou a favor da categoria até seu falecimento em 1996. Gilda Nunes faleceu precocemente, no dia 24 de abril de 1996, aos 50 anos.

Foi dirigente sindical do Sindicato dos Administradores e Diretora FENAD — Federação Nacional dos Sindicatos de Administração. Também era Membro do Conselho Fiscal da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais). Além disso, foi Administradora do quadro do Estado do Rio de Janeiro, lotada na Secretaria de Planejamento, onde trabalhou como técnica de orçamento no anexo do Palácio Guanabara. Tempos depois, foi transferida para a Secretaria de Justiça, onde trabalhou no Departamento de Logística, no Complexo Penitenciário da Frei Caneca.

Foi Diretora de Treinamento e Diretora de Administração da FESP, atualmente CEPERJ (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). Por isso, coordenou administrativamente o Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento realizado no Rio de Janeiro, simultaneamente nos centros de convenção dos Hotéis Nacional e Intercontinental.

Gilda foi eleita Presidente do CRA-RJ em sucessivas eleições, até a sua morte, de 1986 a 1996. Antes, em 1983/1984, foi Secretaria Geral do CRA-RJ. Eleita no pleito de 1982, tomou posse em janeiro de 1983. Na época, não havia limites de mandatos de conselheiros, nem de presidentes, bastavam ser eleitos e reeleitos.

Gilda Nunes foi a primeira mulher a assumir o cargo de Presidente de um Conselho Regional de Administração em todo país e, por muito tempo, se manteve única. Seu espírito determinado e inovador, promoveu a reestruturação organizacional do Conselho e participou ativamente da criação de dois grandes eventos: o planejamento do Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA) de 1986 e auxiliou na realização do Fórum Internacional de Administração (FIA), em 1993; eventos que se realizam até hoje e fazem parte do calendário de eventos da Administração nacionalmente em todos os anos.

A profissão muito deve louvar Gilda Nunes, pois foi ela, como líder à frente de seu tempo, que realizou o crescimento da profissão. No final da década de 80, comprou o terreno para a sede própria do CRA-RJ, na Rua Professor Gabizo, 197, na Tijuca, com a sede inaugurada em 1991, com a homenagem ao Patrono da Administração do Brasil, Belmiro Siqueira.

A Administradora Gilda Nunes, na época, Presidente do CRA-RJ, comprou o terreno, construiu e inaugurou o prédio da sede do CRA-RJ. A Casa do Administrador, como é conhecido o Edifício Belmiro Siqueira, completou 33 anos, em 2024. Desde sua inauguração, no dia 21 de novembro de 1991, foi um marco na gestão da Adm. Gilda Nunes. A Sede do Conselho fica na Tijuca, bem próxima à Estação do Metrô Afonso Pena, e abriga todos os setores da instituição e, desde a sua construção, se mantem com os sete andares originais.

Foto: Edifício Belmiro Siqueira, a Sede do CRA-RJ

Segundo declarações da época, como Presidente do Conselho Regional do Rio de Janeiro, Gilda atuava com liderança, e se percebia pela forma como se relacionava com todos os funcionários e com os colegas administradores, que muito lhe auxiliaram a realizar as suas ideias de mudança, para o crescimento da profissão de Administrador.

Incentivadora da cultura e sua disseminação, criou os debates culturais, utilizando peças e obras de arte na discussão de temas de gestão das organizações, como A Morte do Caixeiro Viajante, peça de teatro do dramaturgo Arthur Miller, Galileu Galilei, de Bertolt Brecht, Calígula, peça teatral de Albert Camus e muitas outras, encenadas nos melhores teatros do Rio de Janeiro, à época.

Reconhecida por sua história e relevância no trabalho pela profissão e para os administradores ao longo de sua vida, recebeu muitas homenagens póstumas, entre elas: deu nome à Universidade Corporativa do Administrador — Centro de Educação Continuada Gilda Nunes (UCADM), inaugurada em 2016, pelo Presidente, à época, Adm. Wagner Siqueira. A Universidade Corporativa do CRA-RJ passou a funcionar na casa ao lado da Sede, adquirida posteriormente pelo Conselho, na Rua Professor Gabizo, 195.

Foto: Inauguração da Universidade Corporativa do Administrador, pelos Administradores Wagner Siqueira e Leocir Dal Pai

Foto: Fachada da Universidade Corporativa do Administrador

 

 

 

 

 

 

O auditório com 150 lugares passou a se chamar Adm. Gilda Nunes, e está localizado na sede do CRA-RJ, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. Nele acontecem eventos, palestras e cursos nas diversas áreas da Administração.

Foto: Auditório Gilda Nunes, na Sede do CRA-RJ

Outras homenagens ela recebeu post mortem. Em lembrança aos 20 anos do falecimento da Adm. Gilda Nunes, em 2016, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou uma sessão plenária especial em sua Sede, no dia 26 de abril, para lembrar a profissional, suas realizações e o legado deixado ao longo de sua trajetória em prol da profissão e dos administradores.

A Medalha Belmiro Siqueira foi entregue durante a sessão plenária especial à Flávia Maria Nunes Gandres e Gilda Nunes Gandres Pestana, filha e neta da Adm. Gilda Nunes, respectivamente, como forma de homenagem à história e à relevância do trabalho da Administradora ao longo de sua vida. O Superintendente do CRA-RJ, Adm. Leonardo Fuerth, foi quem entregou as medalhas.

Nesta homenagem do CRA-RJ à Gilda Nunes, algumas autoridades da época estiveram presentes e fizeram seus comentários: o Presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Sebastião de Mello disse: “o que vocês estão vivenciando hoje, sem dúvida, é parte desse legado. É a frutificação das sementes que caíram em terras férteis, nos corações dos Administradores do Rio de Janeiro e de todos que fazem parte da nação brasileira”. Com sua fala exaltou o papel de liderança da Adm. Gilda Nunes, e como o trabalho por ela realizado gerou retorno, demonstrado pelos avanços conseguidos na profissão, quando esteve à frente da gestão do CRA-RJ. O presidente do CRA-RJ, em 2016, Adm. Wagner Siqueira, que esteve ao lado de Gilda durante mais de 20 anos, como seu marido na época, comentou:

“Gilda me ensinou, acima de tudo, o valor ao próximo, a colaboração, a aceitar a diferença, a aceitar a divergência e, de repente, aquela que tinha sido minha aluna, e se tornou minha professora. Gilda morreu há exatamente 20 anos, mas tenho certeza de que ela vive em muitos corações das pessoas que estão aqui presentes”.

Digno de nota é o Projeto de Lei nº 1.799/2016, apresentado pelo vereador Carlo Caiado, que visava dar o nome da Administradora Gilda Nunes a um logradouro da Cidade do Rio de Janeiro. Segundo consulta à tramitação do Projeto, ainda corre os ritos em processo na Câmara, hoje na Comissão de Educação.

A Administradora Gilda Nunes dizia: “o Administrador já chegou e é o futuro, com seu jogo de cintura para encontrar soluções, para alavancar o desenvolvimento e para a felicidade do ser humano”. Esta foi a reflexão em que Gilda demonstrou a preocupação com o crescimento do país e com as pessoas, por meio da profissão.

Gilda Nunes é um exemplo para as mulheres administradoras, mas também é um símbolo de liderança e representatividade da mulher na profissão, um espelho, para que todas as profissionais, de qualquer área, possam se refletir.

Convido a que assistam ao vídeo, produzido pelo CRA-RJ, em homenagem à Administradora Gilda Nunes: https://youtu.be/yDZI4ZOYB-k

Referência

MEMÓRIAS DA ADMINISTRAÇÂO Disponível em: https://cra-rj.adm.br/memorias/ , Acesso em: 20 out. 2024.

CÂMARA DO RIO DE JANEIRO. Dá nome a logradouro da Administradora Gilda Nunes. Disponível em: https://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1720.nsf/0/832580830061F31883257F9300697CAD?OpenDocument. Acesso em: 08 nov. 2024.

UCADM. Disponível em: https://ucadministrador.adm.br/sobre-a-ucadm/. Acesso em: 22 out. 2024.

* Adm. Ana Shirley França é Conselheira do CRA-RJ. Coordenadora da Comissão Especial do Trabalho e Empregabilidade do CRA-RJ. Coordenadora do Curso de Administração Unyleya. Empreteca SEBRAE. Empreendedora. Avaliadora MEC/INEP. Autora. Top Voice Linkedin. Líder PUC Angel.

Sugestões de leitura: