Posts Similares
Não jogue o dinheiro do patrão no lixo
PorDavi Vieira“Funcionário empreendedor é aquele que trata o dinheiro do patrão como se fosse dele.” A frase acima, extraída de um livro do qual não me recordo, do estupendo Max Gehringer – do qual me recordo bem -, a meu ver, tem como premissa que as pessoas tratam bem o seu próprio dinheiro; o que eu…
Cooperativismo e desenvolvimento sustentável
PorJorge BarrosCOOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O relatório denominado “Nosso futuro Comum”, apresentado em 1987 por membros das Nações Unidas – ONU, conhecido também como relatório Brundtland, diagnosticou que os países do Norte em detrimento dos países do Sul estavam provocando um forte desequilibro denominado de “insustentabilidade” do planeta e que mais tarde, pós-ECO/92, ganhou o peso e a importância socioeconômico-ambiental de DESENVOLVIMENTO…
O poder precisa controlar o poder
Artigo do Adm. Wagner Siqueira* publicado pelo jornal francês Le Monde Diplomatique Brasil A análise clara e precisa de Gilles Lipovetsky** (descortina uma sociedade pós-moderna, palco da 2ª Revolução do individualismo, que institui o individualismo hipermoderno, responsável pela transformação da nossa relação com a moral e a ética. Nesse contexto, um dos pontos cruciais da administração pública brasileira…
A moderna epidemia do trabalho
Não só a Covid-19 desorganiza as relações tradicionais de trabalho. Há um vírus bem mais antigo que ataca todas as organizações e que há muito destrói ou desestrutura pessoas, hoje chamadas de colaboradores. Pior, para esse antigo vírus não se busca qualquer vacina, mas se pressupõe ser a realidade inescapável das relações de trabalho nos…
As Ideias Fora do Lugar
É muito comum se pensar com ideias fora do lugar, ou seja, pensar e tentar aplicar ideias oriundas de outros contextos e, o mais das vezes, somente a eles adequados do que se tentar pensar e refletir sobre a própria realidade, pôr as ideias no lugar contextualizadas à realidade em que se vive. Sim, é…
As empresas-cidadãs, a responsabilidade social e a ética empresarial: as organizações são morais?
Há um tema que sempre vem à baila nos simpósios de administração: o respeito ao cliente. Estranhamente, as organizações tentam transformar o respeito ao cliente num valor moral. É evidente que o respeito ao cliente é, no máximo, um valor profissional, uma diretriz empresarial, ou mesmo uma linha estratégica a ser apoiada e estimulada no mundo…