SAIA EM AÇÃO – UMA HISTÓRIA DE CRIATIVIDADE, VISIBILIDADE E POSICIONAMENTO DA MULHER ADMINISTRADORA NO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

A COMISSÃO ESPECIAL DA MULHER ADMINISTRADORA DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO DE JANEIRO – DE 2011 A 2022.

OBJETIVO
Este documento tem o propósito de registrar as atividades da Comissão Especial da Mulher Administradora do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, de 2011 a 2022. A regulamentação e orientações às Comissões Especiais estão dispostas em Resolução da instituição e na data presente se consolidam na RESOLUÇÃO NORMATIVA CRA-RJ No 365 DE
11/05/2023, que aprova o Regulamento das Comissões Especiais visando melhor sistematizar a sua constituição e funcionamento.

INTRODUÇÃO
Muito se fala e se escreve sobre a participação feminina na sociedade. A pesquisa no diverso material oferecido pela mídia nos leva a consolidar o grande avanço da mulher em todos os espaços, quer seja nas escolas, no mercado de trabalho, nas ações políticas, nas ações assistenciais e muitas outras ações pelo mundo. Desde 2010 a população feminina, no Brasil, é superior à masculina e os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE demonstraram que 51% da população brasileira é composta por mulheres e o restante, 49% homens, o que foi documentado no censo de 2012.
Chegando a 2022 e o Censo Demográfico apontou que o Brasil tem 6,0 milhões de mulheres a mais do que homens. A população brasileira é composta por cerca de 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens, o que, respectivamente, corresponde a 51,5% e 48,5% da população residente no país, ou seja, o crescimento demográfico feminino é notório.
Nesse cenário amplo, os conselhos regionais profissionais viram crescer a participação feminina entre seus associados. Na visão estratégica do nosso conselho no papel de orientadores das ações do mundo do trabalho, sempre atento à leitura das organizações e à presença do profissional de administração na gestão, houve por bem, abrir um espaço para que a mulher administradora apresentasse sua posição, oferecendo visibilidade à sua contribuição profissional.

OS PRIMEIROS PASSOS
Como signatário do Pacto Global (*) que elencou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Conselho abriu o espaço para a criação da Comissão Especial da Mulher Administradora, buscando identificar e dar visibilidade à mulher profissional da administração em razão das premissas para alcançar a igualdade de gênero e reduzir as desigualdades (ODS 5 e ODS 10).

Especificamente no alcance para empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião,
condição econômica ou outra.
Fazendo um pequeno recorte para uma rápida retrospectiva, acerca da participação da mulher na instituição, a semente foi plantada na gestão da Presidente Gilda Nunes, no período 1986 – 1996, infelizmente interrompida pelo seu falecimento. Naquele período com toda sua presença marcante e profissionalismo a Adm. Gilda Nunes marcou a presença da mulher no ambiente institucional do Conselho, tornando-se uma referência no sistema do conselho profissional da Administração no Brasil. No caminhar da instituição, o registro das ações
realizadas pela Adm. Gilda Nunes, que se pode encontrar nos anais da organização, colocou a mulher administradora em evidência, realizando-se anos mais tarde a criação da Comissão Especial da Mulher Administradora no Conselho, sendo a instituição protagonista da ação.
A primeira Comissão Especial da Mulher Administradora do Conselho Regional da Administração do Rio de Janeiro foi lançada em 2008. De 2008 a 2010, foram realizadas inúmeras ações, porém não foi possível, infelizmente resgatar as anotações da época, assim, estão reunidas neste documento, as anotações a partir de 2011.
Coletamos os registros de 2010 até 2022 e iremos retratar os passos percorridos e as contribuições das profissionais que dedicaram sua expertise para planejar, programar, propor
e realizar ações para colocar a presença feminina nos debates do Plenário e da administração do Conselho.

AS PRINCIPAIS AÇÕES
O grupo que se formou nesses 12 anos de trabalho iniciou, a princípio com as conselheiras no Plenário de 2010/2011, ao qual foram se agregando outras profissionais da  administração, e a estrutura tanto na formação quanto no traçado do programa de trabalho sempre atendeu à regulamentação em vigor.
A seguir apresentam-se as ações desenvolvidas anualmente para o devido registro no CRA-RJ.

2 0 1 1

A última reunião de 2010 foi realizada em 07/12/2010, sendo abordada, pelas participantes, no debate sobre as propostas para o ano seguinte, a intenção em ampliar o escopo de atuação da Comissão na questão de gênero e não somente apresentar atividades destinadas às mulheres administradoras, para que as atividades pudessem atender a ambos os sexos.
Apontou-se, ainda, como tema para estudo a empregabilidade acima dos 50 anos, visto que a demanda dos profissionais nessa faixa etária tem crescido substancialmente.
Foram integrantes da Comissão em 2011: Adm. Sonia Marra (coordenadora), Adm. Fátima Fagundes (Coordenadora Adjunta), Adm. Alexandra Rocha, Adm. Áurea Fernanda, Adm. Yara
Assis, Adm. Lilia Marianno e Adm. Elizabeth Bastos.
Em 2011 a Comissão deu início à apresentação de palestras e entrevistas para a WebRadio, visando oferecer conteúdo a todos os gêneros, dos quais destacaram-se:
PALESTRAS
Mulher empreendedora, habilidades e dificuldades – organizada pela Adm. Áurea Fernanda e Adm. Lila Marianno, integrantes da Comissão. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com a abertura do Adm. Carlos Alberto de Araújo a pedido do Presidente da época, Adm. Wagner Siqueira.

Empreendendo com sucesso – oficina da mulher – sendo palestrante o Consultor do Sebrae, Prof. Joaquim Fagundes.

Tinha que ser mulher. Identidade de gênero e a ética empreendedora x Case: A experiência da Petrobras no Programa Pró-Equidade de gênero – A Adm. Lila Marianno apresentou sua
experiência juntamente com a Assistente Social Camila Pimentel Freire, da empresa Petrobras Distribuidora.

Foto (da esquerda para direita): Lila Marianno; ao centro Joaquim Fagundes, Camila Pimentel, Lila Marianno, Sonia Marra; à esquerda Carlos Roberto e Sonia Marra e demais participantes da palestra

ENTREVISTAS
Com a Prof. Lidiane Marujo a Comissão deu início à sua série de entrevistas para a WebRadio do CRA-RJ, com a entrevista Mulher, Carreira e Família.

Foto (da esquerda para a direita): Lidiane Marujo, Fátima Fagundes, Sonia Marra e Yara Rezina (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

Na WebRadio do CRA-RJ, realizamos também com a Adm. Fátima Fagundes e a Adm. Sonia Marra, especialistas em Planejamento Financeiro e Previdência Privada, respectivamente, as
entrevistas com esses temas tão importantes para o exercício profissional dos profissionais da Administração no âmbito pessoal bem como nas organizações.

PARTICIPAÇÃO NOS ENCADs
Atendendo à solicitação da Presidência do Conselho por ocasião das comemorações do mês do Administrador a Comissão participou dos Encontros dos Administradores no interior do
Estado e nas Universidades. Destacamos:
Elaboração de Projetos Culturais – com a Adm. Yara Rezina, no ENCAD de Niterói.
Identidade de Gênero – com a Adm. Lila Marianno na UNIGRANRIO.
Atribuições e realizações da Comissão da Mulher – Adm. Fátima Fagundes e Adm. Alessandra Rocha na UNIGRANRIO.

2 0 1 2

Com a Comissão reformulada, as administradoras desenvolveram diversas ações entre entrevistas e palestras. As atividades da Comissão foram iniciadas em março de 2012, com a adesão de mais uma administradora, ficando com 5 integrantes: Adm. Sonia Marra (coordenadora), Adm. Fátima Fagundes, Adm. Alexandra Rocha, Adm. Fernanda Magalhães, Adm. Yara Assis Rezina (Coordenadora Adjunta).

PALESTRAS

SAÚDE DA MULHER
Em março foi idealizada a montagem da palestra sobre a qualidade de vida e saúde ocupacional, tema que foi muito debatido na mídia em geral.

Arte: Comunicação do CRA-RJ

A palestra foi realizada no mês de junho contando com a participação da Dra. Maria Cristina Alves, médica do trabalho, Diretora da Divisão de Atenção Integral à Saúde da Policlínica Hélio Pellegrino, que discorreu desde a infância da mulher até a fase adulta pontuando todos os exames e vacinas que as mulheres devem observar bem como as prevenções pelo bem estar e qualidade de vida.

Foto: Dra. Maria Cristina Alves (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

No mesmo dia, a engenheira de segurança no trabalho Clarice Soraggi, Diretora da Federação Nacional de Engenheiros abordou o tema Segurança no Trabalho. Pontuando sobre as ações que são necessárias no cotidiano de todos em prol da segurança e alertando que a prevenção de acidentes começa em nossa residência.

Foto: Eng. de Segurança Dra. Clarice Soroaggi (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

ENTREVISTAS NA WEB RADIO
A utilização da nova ferramenta WebRadio impulsionou a comissão a transformar as entrevistas em um projeto que configurasse a marca da Comissão da Mulher e assim criamos o
SAIA EM AÇÃO, com o objetivo de ampliar o alcance dos debates da Comissão, com foco no exercício das múltiplas funções das administradoras e administradores no mercado de
trabalho, visando mostrar o que fazem, onde estão e como desempenham suas funções, os atores da ciência da Administração.

Foto (lado esquerdo): Adm. Sonia Marra – Foto (lado direito): Adm. Yara Rezina, Adm. Fernanda Magalhães e Adm. Paulo Hollanda (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

Os temas abordados foram:
– Previdência Privada – com a entrevista da Conselheira Sonia Marra, especialista em Seguros e Previdência Complementar, que apresentou os pontos importantes na contratação de um plano de previdência complementar.
– A profissão de Administrador como facilitadora para o exercício da função de síndico. O Adm. Paulo Hollanda contou sua experiência como síndico de edifício residencial por cinco
anos, e como os conhecimentos da Administração foram facilitadores na condução de suas ações.
– Com o tema Oportunidades para a mulher no mercado de trabalho, a Adm. Claudia Tinoco apresentou as tendências do mercado, a posição da mulher nas ocupações e muito mais.
– Apresentando “Gerenciamento Financeiro Pessoal”, a Adm. Fátima Fagundes abordou as vantagens de um gerenciamento sobre as receitas e despesas pessoais, como estar em
harmonia financeira e planejar sua vida pessoal.

Foto Adm. Claudia Tinoco (lado esquerdo) e Adm. Fátima Fagundes (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

Numa entrevista esclarecedora a Adm. Alyne Freitas apresentou “A Controladoria e o Controller” abordando o exercício da função e os pré-requisitos para o Administrador se aplicar a esta atividade. Enfatizou-se muito a necessidade constante de capacitação.
Encerrando as entrevistas de 2012 para o SAIA EM AÇÃO, a Adm. Ana Lúcia Victorino apresentou sua “Experiência Empreendedora no ramo de administração imobiliária” à frente da empresa de Administração Imobiliária JLM Imóveis, como Gerente Administrativo, onde começou aos 15 anos como Auxiliar Administrativo e foi adquirindo conhecimentos, buscando
a capacitação até chegar à função atual, despontando como empreeendedora.

Foto: Adm. Ana Lúcia Victorino e Adm. Yara Rezina (lado direito) e Adm. Aline Freitas (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

Entre os meses de julho e agosto a Comissão envidou seus esforços no sentido de buscar indicações para os Painéis do ENBRA, resultando positivamente no contato com o Professor
Doutor Nelson Furtado, que foi palestrante no Painel III: Meio Ambiente: o uso de energias renováveis, geração de valor para a sociedade e lucratividade para os negócios.

2 0 1 3

As atividades da Comissão foram iniciadas em março de 2013, com a adesão de duas Administradoras, ficando com 7 (sete) integrantes: Adm. Sonia Marra (Coordenadora), Adm. Fátima Fagundes, Adm. Alexandra Rocha, Adm. Fernanda Abrahão Magalhães, Ad. Fernanda Spinelli Tauil, Adm. Wanilda Rocha Netto e Adm. Yara Assis Rezina (Coordenadora Adjunta).
Nos debates foram trazidos diversos assuntos para aprofundamento de estudos e apresentação ao Presidente do Conselho, ressaltando:
– O Projeto de criação do Prêmio Gilda Nunes no conjunto de honrarias do CRA-RJ, tendo sido aprovado por unanimidade em Plenário e posteriormente foi regulamentado por ato
normativo da instituição.
– O Projeto de Moção na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pela Adm. Fernanda Tauil, nova integrante.

PALESTRAS
– A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA MULHER NO AMBIENTE EMPRESARIAL
O mês de março é sempre o motivador com a data em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a Comissão preparou o evento que abordou a trajetória da mulher no mundo do
trabalho, ministrada pela Doutora em Administração e Mestre em Administração Pública pela EBAP/FGV, Rosângela Alves.

Foto: Presidente Wagner Siqueira com as integrantes da Comissão da Mulher e a palestrante Doutora em Administração Rosângela Alves, como também o ex-presidente Adm. Abílio Diniz e demais participantes no evento. Na foto à direita o Presidente Wagner Siqueira com a Dra. Rosângela e Adm e Conselheira Sonia Marra, Vice-Presidente de Planejamento Institucional (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

MULHER E O EMPREENDEDORISMO
No dia 5/dez/2013 a Comissão atendeu o convite da Comissão de Empresas Juniores e realizou a palestra “Mulher e o Empreendedorismo” no evento V JORNADA DE EMPRESAS JUNIORES, promovido por aquela Comissão.

Foto: Adm. Antonio Andrade e palestrantes, Adm. Sonia Marra como mediadora. (Acervo Comunicação
visual do CRA-RJ)

SAIA EM AÇÃO – ENTREVISTAS

Prosseguindo com o Programa SAIA EM AÇÃO, na WebRadio CRA/RJ, entrevistamos a Adm. Elizalete Mesquita, Gerente de Recursos Humanos do Supermercado Mundial.

Foto: Yara Rezina, Alexandra Rocha e a
entrevistada Adm. Elizalete Mesquita (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

EVENTOS
A Comissão participou ativamente de todos os eventos promovidos pelo CRA-RJ na capital e no interior, no XIII Fórum Internacional de Administração e IX Congresso Mundial de
Administração, em Gramado no Rio Grande do Sul.

2 0 1 4

Novas mudanças aconteceram em 2014, passando a Adm. Yara Assis Rezina a ser Coordenadora e Adm. Wanilda Netto, Coordenadora Adjunta, e demais integrantes Adm. Sonia Marra, Adm. Alexandra Rocha, Adm. Fernanda Abrahão Magalhães, Adm. Fernanda Spinelli Tauil.

PALESTRAS
– A VACINAÇÃO CONTRA O HPV
Para iniciar o ano a Comissão, apresentou a palestra com o tema A vacinação contra o HPV ministrada pela Dra. Mirian Constan Werneck, Ginecologista e Obstetra da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Diretora da Divisão de Atenção Integral à Saúde da Policlínica Hélio Pellegrino, com a presença da parceira Dra. Maria Cristina Alves. O evento faz parte das metas da Comissão de oferecer sempre no mês de março um tema de relevância para a qualidade de vida, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher sendo considerada a importância desse conhecimento pelas famílias da Administração.

Foto: Adms. Alexandra Rocha, Fernanda Tauil, a palestrante Dra. Mirian Constan Werneck, Adm. Sonia Marra, Vice-Presidente de Planejamento
Institucional do Conselho, Adm.Yara Rezina, e Dra Maria Cristina Alves (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

– MARKETING, MERCADO E MULHER: UMA MUDANÇA NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Em parceria com a Comissão Especial de Marketing realizamos a palestra Marketing, Mercado e Mulher: Uma mudança na Estratégia Empresarial, no dia 29 de outubro. Foram convidados como palestrantes, o publicitário Luiz Carlos Mação e a psicóloga Ester Stille, que abordaram o marketing pessoal e empresarial voltado para o público feminino. A palestrante Ester Stille, que foi convidada pela Comissão da Mulher apresentou o tema Marketing Pessoal: Como Anda a Autoestima das Mulheres no Mundo Corporativo? e
destacou que é necessário haver sinergia entre a mulher e o ambiente onde atua para não causar uma má impressão. Além disso, abordou como a gestão das emoções faz toda a
diferença no desenvolvimento profissional. A administração emocional evita que comportamentos extremos e desnecessários atrapalhem a boa convivência em sociedade.

Foto: Adm. Miguel Marun, Coordenador da Comissão Especial de Marketing, o publicitário Luís Carlos Mação, a Psicóloga Ester Stille, e assistindo na plateia as Adms. Fernanda Tauil, Regina Balona e Wanilda Neto (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

SAIA EM AÇÃO – Entrevistas

– Propriedade Intelectual – Com a Pesquisadora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Rita Pinheiro Machado sobre Propriedade Intelectual. A entrevista foi tão interessante para os administradores que decidimos formular um convite à pesquisadora para realizar uma palestra para o Conselho. Como houve dificuldade de compatibilidade de agenda entre a Pesquisadora e o Conselho, a palestra foi incluída no programa para 2015.

  • Mente Aberta na empresa – Com a Pedagoga Crismarie Hackenberg, no dia 30 de agosto. No programa apresentado a profissional enfatizou o treinamento baseado na psicologia
    positiva e neuroaprendizagem, trabalhando emoções e estimulando a criatividade e a motivação dos recursos humanos.
Foto: Pesquisadora do INPI Rita Pinheiro Machado, Adm. Wanilda Rocha, Ped. Crismarie Hackenberg e Jornalista Josué Amador (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

ENCONTRO DAS COMISSÕES

Em abril, em uma iniciativa de protagonismo, a Comissão Especial da Mulher Administradora convidou as comissões para um encontro no auditório, e assim foi realizado o primeiro
encontro das Comissões do CRA-RJ, visando estimular a troca de informações com relação às ações das comissões. O evento obteve grande adesão das comissões que apresentaram os respectivos planos de trabalho em 29 de abril daquele ano e proporcionaram maior interação das Comissões no sentido de elaborarem eventos em parceria. Foi elaborado um breve relato sobre o encontro e enviado ao Presidente Wagner Siqueira.

PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS DO CRA-RJ

Desempenhando a missão de colaboradora do Conselho a Comissão esteve presente nos eventos seguintes:
– VIII ENCAD – dia 09/set. Participação de toda Comissão.
– LEITURA DRAMATIZADA “Casa de Bonecas” – participação da Adm. Alexandra Rocha, que comentou sobre a pertinência do texto, que aborda a gestão, tema este constantemente
debatido nos eventos do Conselho.
– ENCAD DE NITERÓI – participação da Adm. Fernanda Tauil, que substituiu o Prof. Leoci Dal Pai. Na ocasião, Fernanda pontuou a necessidade de registro dos profissionais e os
benefícios e responsabilidades dos administradores, bem como as facilidades do mundo atual na interação, gestão e organização empresarial com as novas tecnologias.
– SEMINÁRIO SOBRE RESPONSABILIDADE TÉCNICA – participaram as Adms. Sonia Marra e Yara Rezina, tema de grande importância para conhecimento de todos os administradores.

2 0 1 5

Em 2015 a Comissão iniciou com a composição seguinte: Yara Assis Rezina – Coordenadora, Wanilda Netto – Coordenadora Adjunta, Sonia Marra, Elizabeth Bastos, Fernanda Abrahão,
Fernanda Tauil, Mara Biasi, Neide Venâncio e Renata Motta.
O Programa de Trabalho apresentado tomou por base as diretrizes do Planejamento Anual do Conselho sendo escolhidos três temas para o programa de trabalho: qualidade de vida,
formação profissional e comportamento. Assim foram idealizados todos os eventos da Comissão.

PALESTRAS
– Qualidade de Vida – Palestra com a Nutricionista Carla Cotta – Como Nutrir Bons Hábitos na Alimentação.
– Formação Profissional – Palestra com a Pesquisadora Rita Pinheiro Machado do INPI – Propriedade Intelectual – A importância do uso estratégico do sistema de proteção.
https://cra-rj.adm.br/cra-rj-promove-palestra-gratuita-sobre-propriedade-intelectual/
– Comportamento – Palestra com a Pedagoga e Psicóloga Ester Stille – Etiqueta Empresarial em Tempos de Redes Sociais, realizada no mês do Administrador. http://www.cra-rj.adm.br/etiqueta-empresarial-foi-o-tema-abordado-por-ester-stille-em-

Foto: Nutricionista Carla Cotta, Pesquisadora do INPI Rita Pinheiro Machado, Pedagoga Ester Stille

Nas entrevistas a Comissão sempre buscou o fortalecimento dos profissionais da Administração, convidando para apresentarem temas que nortearam a própria trajetória.
Foram elas:
– A atuação da Mulher no mercado de trabalho da Administração – Adm. Graça Neves, do IBAM.

Adm. Graça Neves

A mudança começa em você! – Flávia Bechtinger. Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL) pelo Instituto VOCÊ.

A jornalista estagiária Carla Calaça entrevistando a convidada Flávia Bechtinger (Acervo da Comunicação do CRA-RJ)

EVENTOS
Visita ao Museu MAR – Exposição “Tarsila e Mulheres Modernas no Rio” Pela abordagem tornou-se interessante a visita da Comissão à exposição.

Texto para publicação na página da Internet do CRA-RJ – “As mulheres modernas e Administração”, de Neide Venâncio e Yara Rezina.

Foto: A Comissão na Exposição (Acervo pessoal de Yara Rezina)

No encerramento de cada ano estabelecíamos metas para o ano seguinte. A Comissão sempre realizou um momento de reflexão e planos para novas ações. Cabe mostrar o registro da
reunião.

Foto: A Comissão em momento de confraternização – da esquerda para direita, Wanilda Rocha, Yara Rezina, Renata, Mara Biasi, Sonia Marra, Neide Venâncio, Fernanda Tauil e Fernanda Abrahão (Acervo pessoal de Yara Rezina)

2 0 1 6

Em 2016 a Comissão iniciou com a composição seguinte: Yara Assis Rezina – Coordenadora, Elioneide Venâncio – Coordenadora Adjunta, Sonia Marra, Elizabeth Bastos, Fernanda
Abrahão, Fernanda Tauil, Mara Biasi, Renata Vasconcelos, Wanilda Netto.

O Programa de Trabalho para o ano acompanhou as diretrizes do Planejamento Anual do CRA- RJ tendo sempre como guias para nortear a escolha das palestras, os temas para o enriquecimento da formação profissional, com vistas ao desempenho das habilidades pessoais na gestão no mundo do trabalho, com atenção na qualidade de vida e no exercício da
cidadania.

PALESTRAS
– Administração e as doenças emocionais no ambiente corporativo, com a Adm. e Psicóloga Neide Venâncio, integrante da Comissão.
– Que habilidades desenvolver para lidar com multitarefas com o Econ. Sérgio Montes.

Foto: A Adm. e Psicóloga Neide Venâncio, o Econ. Sérgio Montes (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

ENTREVISTAS – SAIA EM AÇÃO
O desempenho profissional das mulheres da administração no mundo do trabalho tem grande participação na área de recursos humanos e assim fomos buscar a vivência e experiência delas.

A Adm. Claudia Ferraz falou sobre as políticas de recursos humanos no IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal do Rio de Janeiro).

A Adm. Claudia Ferraz do IBAM, e Adm. Wanilda Netto (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

A Adm. Elizalete Mesquita apresentou a abordagem no comércio de gêneros alimentícios, o Supermercado Mundial, que busca com suas diretrizes a inclusão social em suas contratações.

O jornalista estagiário Tadeu Rocha entrevistando Adm. Elizalete Mesquita e Adm. Sonia Marra integrante da Comissão (Acervo Comunicação do CRA-RJ)

A Adm. Wania Rigo apontou juntamente com a Adm. Neide Venâncio, ambas consultoras em coaching as metas para os profissionais de administração no planejamento de sua carreira, abordando o tema Transição de Carreira e Autoconhecimento.

A jornalista estagiária Izabela entrevistando a Psicóloga Wania Rigo e Adm. e Psi. Neide Venâncio

EVENTOS
Palestras desenvolvidas pelas participantes em Universidades a convite das mesmas:
– Palestra na Universidade Veiga de Almeida – Campus Centro. Tema: A inovação como forte atributo das mulheres no mercado de trabalho – Semana da Inovação Sustentabilidade e
Tecnologia – Abril de 2016. Palestrante: Ad. Neide Venâncio e Adm. Yara Rezina.
– Palestra na Universidade UNISUAM – Tema: Em tempos de crise, fazendo acontecer: um painel sobre a participação da mulher no mercado de trabalho – Semana da Administração. Palestrantes: Ms. Mara Biasi e Adm. Yara Rezina.
– Palestra na Semana Científica da Universidade IBMR – Campus Botafogo. Tema: Comunicação – uma ferramenta na gestão organizacional – Nov/16. Palestrante: Adm. Elizabeth Bastos.

2 0 1 7

Em 2017 a Comissão Especial da Mulher Administradora teve como integrantes Yara Assis Rezina – Coordenadora, Elioneide Venâncio – Coordenadora Adjunta, Sonia Marra, Elizabeth
Bastos, Fernanda Abrahão, Fernanda Tauil, Mara Biasi, Suely Santos Motta e Wanilda Netto. O programa de trabalho acompanhou o Planejamento Anual do CRA-RJ desenvolvendo
projetos que buscaram o aprimoramento da formação profissional, a inovação e a participação da mulher na gestão das organizações e no mercado de trabalho.

PALESTRAS
Em 2017 tivemos o privilégio de trazer um tema inovador no mundo do trabalho em constante transformação. A palestra foi realizada no Auditório Gilda Nunes e transmitida ao vivo,
marcando uma inovação no CRA-RJ.

– Palestra “TRABALHO REMOTO – Projeto Experiência Piloto – INPI”. Durante a transmissão foi marcado no visualizador do sistema da TV Web CRA-RJ mais de 390 acessos. O palestrante foi Adm. Alessandro Bunn Bergamaschi, Gerente de Projeto no INPI, com o depoimento da Adm. Wanilda Netto integrante da Comissão.
– Palestra “PROTEÇÃO E SEGURANÇA FINACEIRA: Ancorando seu Futuro” com a Prof. Ilda Spritzer da EBAPE/FGV e a Adm. Sonia Marra, especialista em seguros e previdência,
integrante da Comissão.
Palestras desenvolvidas pelas participantes em Universidades a convite das mesmas:
– Liderança: O Perfil de um Líder – Adm. e Psi. – Neide Venâncio
– A atuação da Comissão Especial da Mulher Administradora – Adm. Yara Rezina.

ENTREVISTAS – SAIA EM AÇÃO

O tema qualidade de vida sempre presente nas ações da Comissão trouxe a palestrante Dra. Maria Cristina Alves para o mês Outubro Rosa, com o tema sobre a prevenção contra o câncer nas mulheres.

EVENTOS

Participação no I FORUM DA MULHER ADMINISTRADORA, realizado pelo Conselho Federal de Administração – 13 e 14 de setembro. O CRA-RJ decidiu pela participação da  coordenadora, Adm. Yara Rezina que apresentou no evento as ações desenvolvidas pela Comissão.

2 0 1 8

Em 2018, seguimos com as integrantes da Comissão Especial da Mulher Administradora do ano anterior Yara Assis Rezina – Coordenadora, Elioneide Venâncio – Coordenadora Adjunta, Sonia Marra, Elizabeth Bastos, Fernanda Abrahão, Fernanda Tauil, Mara Biasi, Suely Santos Motta e Wanilda Netto, tendo como base para o programa de trabalho, o Planejamento Anual do CRA- RJ, focando nos temas que sempre nortearam o programa de trabalho, a formação profissional, as ações para o exercício da cidadania e a qualidade de vida.

Começamos o ano de 2018 com uma nova leitura da Comissão buscando inovar na programação as atividades. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Comissão realizou com o apoio essencial da área de Comunicação, a produção de um vídeo com mensagens sobre a essência do pensamento e do ser feminino. A Comissão elegeu por unanimidade a escolha da poetisa Clarice Lispector que expõe de modo lírico e claro a posição do universo feminino. Para pesquisar no CRA-RJ Play Dia Internacional da Mulher – 8 de março.
https://www.youtube.com/watch?v=q_xPkl4Tjs8&index=10&list=PLuRwgTznnVYERF4ch5DLMwVBj8ZD2B4jP&t=0s

O vídeo foi produzido pela área de Comunicação do CRA e divulgado em todas as mídias do Conselho.

PALESTRA

“Home Office: Solução para aumento de produtividade na Administração Pública Brasileira – A experiência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.” – Seguindo na inovação do tema sobre o trabalho remoto, a Comissão trouxe a palestra sobre a adoção pelo Instituto da prática do trabalho remoto, que apresentou os resultados alcançados com a implantação naquela instituição. Palestrante: Adm. Wanilda Rocha Netto do INPI, participante da Comissão. O trabalho recebeu o 1o. lugar na 5a. Mostra Científica de Administração do CRA-RJ sendo premiada a integrante da Comissão, Adm Wanilda Netto, durante ENBRA 2018, tendo sido apresentado no Auditório Gilda Nunes. O trabalho foi publicado no “European Journal ol Applied Business and Management” em 2018.

ENTREVISTAS – SAIA EM AÇÃO

Tema Empreendedorismo.
– Na área de educação – Prof. Adm. Suely Motta, professora e integrante da Comissão empreendera como escritora e a área de orientação profissional aos acadêmicos.

– Empreendedorismo feminino no agro negócio com a Dra. Andrezza Collato, especialista na área.

– Empreendedorismo em consultoria e finanças empresariais com a Adm. Fabiana Câmara, empreendedora na área.

– Intra-empreendedorismo com a Adm. Ana Carolina Victorino, desenvolvimento de carreira e benefícios da educação continuada.

EVENTOS
– ENCAD – CRA-RJ, em Volta Redonda. Tema: A mulher e o mercado de trabalho. Participação de Elizabeth Costa Bastos e Yara Assis Rezina, ambas integrantes da Comissão. A Adm. Elizabeth Bastos e a Adm. Yara Rezina apresentaram painel sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, a sua evolução e conquistas com dados do IBGE e pesquisas
diversas. Explanaram como as mulheres evoluíram para exercerem um papel cada vez mais determinante nas estruturas políticas, sociais e econômicas. Esta participação feminina na
população economicamente ativa indicou a convergência para o estabelecimento de regulamentações de acordo com as necessidades do gênero feminino. Ficou evidenciado pelos
números apresentados que o que domina a nossa época é o investimento feminino na vida profissional identificando-se o percentual crescente de mulheres que buscam o aprimoramento. Foi apresentada, também, a experiência de mulheres empreendedoras, que na gestão de seu empreendimento empregam metodologias e técnicas da Ciência da
Administração, essenciais para o sucesso de um negócio.

2 0 1 9

Em 2019 a comissão teve como participantes Yara Assis Rezina (Coordenadora), Elioneide Venâncio (Coordenadora Adjunta), Fernanda Abrahão (Secretária), Elizabeth Bastos, Fernanda Tauil, Mara Biasi, Sonia Marra, Suely Motta, Wanilda Rocha Netto e a convidada Jornalista Wylma Guimarães. Prosseguiu a Comissão buscando trabalhar com os temas mercado de trabalho, formação profissional, sociedade e cidadania.

Iniciou-se o ano com a produção do vídeo em celebração ao Dia Internacional da Mulher que foi lançado em 8 de março e divulgado nas mídias do Conselho. Está disponibilizado na mídia social do Conselho, CRARJPLAY – @crarjplay. Para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=lYnd8-OOzdQ

PALESTRAS

– Tecnologia e Inovação. O tema escolhido está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global do qual o CRA-RJ é signatário. Inovação e Tecnologia: Protagonismo, Potencial e Participação da Mulher- com a palestrante Prof. Suely Motta, integrante da Comissão sendo realizada no Auditório Gilda Nunes. A mesma palestra foi apresentada em Campos no ENCAD – CRA-RJ do interior.

SAIA EM AÇÃO – ENTREVISTAS

O marketing e a mulher no mundo corporativo. Participaram pela Comissão de Marketing a Adm. e Prof. Rita de Cássia Borges Lima e Adm. e Prof. Firmino Sousa Carneiro. Pela  Comissão Especial da Mulher Administradora a Adm. e Prof. Suely Motta e Adm. e Ms. Mara Biasi. O evento, com o formato de uma Roda de Conversa, teve repercussão ampla na mídia social do CRA-RJ, com visualização on line, de mais de 160 internautas.

EVENTOS

II Fórum das Profissionais de Administração, em Brasília – participação nos dias 13 e 14 de junho de 2018, promovido pelo Conselho Federal de Administração. A Comissão da Mulher foi representada pela Coordenadora Yara Assis Rezina, que levou como contribuição um documento consolidado com as propostas da Comissão. O documento foi apresentado na
Plenária do dia 18 de junho, quando a Adm. Yara relatou as impressões sobre o Fórum. As contribuições da Comissão ao II Fórum foram encaminhadas para publicação no ESPAÇO
OPINIÃO do CRA-RJ.

2020

Seguindo com a mesma composição do ano anterior foram integrantes: Yara Rezina – Coordenadora, Fernanda Abrahão – Coordenadora Adjunta, Elizabeth Bastos, Fernanda Tauil,
Mara Biasi, Elioneide Venâncio, Sonia Marra, Suely Motta, Wanilda Netto e a Jornalista Wylma Guimarães.

AÇÕES DESENVOLVIDAS
– Homenagem ao Dia Internacional da Mulher – Mulheres protagonistas na sociedade A Comissão pesquisou e estudou a biografia das mulheres que desempenharam papel preponderante na trajetória do sexo feminino através da história e preparou uma sinopse de cada personagem. O trabalho foi transformado em vídeo onde cada uma das integrantes da Comissão fez a apresentação de uma personagem. A filmagem foi realizada no dia 11/02/2020 e a edição do vídeo foi realizada pela equipe de Comunicação do CRA, amplamente divulgada nas mídias sociais do Conselho.

As personagens escolhidas pelo grupo foram Maria de Nazaré, nossa primeira inspiração na humanidade, a poetisa Cora Coralina, a Princesa Leopoldina, a poetisa e compositora Chiquinha Gonzaga, a Presidente do CRA-RJ Gilda Nunes, a advogada Maria da Penha, a cantora Carmen Miranda, a doce Irmã Dulce, a enfermeira Anna Neri, a psiquiatra Nise da Silveira e a médica Zilda Arns. O vídeo pode ser pesquisado no canal do YouTube do CRA-RJ, @crarjplay, com o título Dia Internacional da Mulher e cada um das personagens  selecionadas da história da humanidade.

– Formação Profissional e Mercado de Trabalho

Entrevistas – SAIA EM AÇÃO:

Foram realizadas no dia 05 de março:
– Eng. Liane Elizabeth Caldeira Lage – Diretora de Patentes, Programas de Computador e Circuitos Integrados do INPI.

– Adm. Daiane Santos – Consultora. Empreendedora especialista em desenvolvimento de líderes e treinamento corporativo.

SAIA EM AÇÃO – realização de eventos “on line”

No imprevisível ano de 2020 que passamos foi muito importante oferecer informação em amplas áreas de conhecimento e a Comissão procurou focar em assuntos de interesse da
economia tão fortemente abalada com a pandemia em razão do Corona Vírus.
Assim oferecemos aos internautas informação em “Lives” – SAIA EM AÇÃO, conduzidas pela área de Comunicação:

- Covid-19 e seus impactos ambientais – Entrevistado: Adv. Jean Marc Sasson

– Participação Feminina em conselhos empresariais – “Live” em conjunto com a Comissão de Governança do CRA-RJ, com a participação de nossa colega Adm. Sonia Marra.

– Seguro de pessoas e o perfil do consumidor pós-pandemia – Entrevista no Adm Live – Entrevistada: Adm. Sonia Marra

– Violência contra a mulher – Entrevistadas: “Live” com a Adm. Elizabeth Bastos e Cel. Aziza Ramalho.

– O papel da mulher no empreendedorismo – Roda de Conversa. Participantes: Adm. Suely Motta, Adm. Ana Lúcia Victorino (empreendedora no ramo imobiliário e YouTuber), Adm.
Ana Carvalho, Adm. Luana Herdy

– Prevenção – uma questão de gestão – Participação no Programa “Dose de Gestão” em parceria com a Comissão Especial de Gestão em Saúde. Participante pela CMA: Adm.
Fernanda Abrahão, Dra. Fabiana Toneloto, Adm. Fátima Ribeiro da Comissão de Gestão em Saúde do CRA-RJ.

EVENTOS no Conselho Federal de Administração

– Projeto de criação da Comissão Especial das Profissionais de Administração do CFA – em 2020, a Comissão foi chamada pelas Conselheiras Federais Claudia Stadlober (RS), Ione
Salem (RN), Tania Dias (BA) e Rita Silveira (CE) para conceber e formatar o projeto de criação da Comissão Especial da Mulher Administradora no Conselho Federal em razão da
vivência das integrantes. O projeto foi desenvolvido juntamente com outras conselheiras do sistema, formatando-se ao final de algumas reuniões virtuais o projeto de concepção.
Foram parceiras as conselheiras federais Claudia Stadlober (RS), Ione Salem (RN), Helenice Reis (RS), Rita Silveira (CE), Joice Fabrício e Miriam (PR), Yara Rezina (RJ). O projeto foi submetido e aprovado pelo Plenário do CFA, sendo formatada a Comissão Especial das Profissionais de Administração do Conselho Federal de Administração em 01.set.2020, Portaria CFA n. 47/2020.

Com a sua aprovação a equipe prosseguiu para a implantação em todos os conselhos regionais da Comissão das Profissionais de Administração em cada regional, oferecendo a orientação aos demais Conselhos para a criação em suas unidades. Ressalta-se a participação ativa da Comissão do Rio de Janeiro, em razão da experiência por sua existência desde 2008.

– III Fórum das Mulheres da Administração – Participação para concepção do evento. Reuniões virtuais da Comissão Especial da Mulher Administradora do CFA para a montagem do evento que aconteceu “On line” na plataforma do CFA. Foram 3 (três) dias de evento: 24, 25 e 26 de novembro de 2020.

2021

A nova composição da Comissão Especial da Mulher Administradora incorporou profissionais da cidade fluminense de Niterói, a saber: Administradoras Yara Rezina – Coordenadora,
Fernanda Abrahão – Coordenadora Adjunta, Elioneide Venâncio – Secretária, Denise Dal Pai, Fernanda Tauil, Mara Biasi, Patrícia Salgado, Renata Freire, Sonia Marra, Suely Motta, Wanilda Netto.

Dando início à programação a Comissão preparou eventos para homenagear as mulheres durante o mês de março, com o tema “Mulheres que inspiram” tendo realizado 11 eventos
online, com entrevistas a mulheres em vários segmentos da economia. As entrevistas ofereceram bastante engajamento na plataforma do Conselho. As entrevistas estão publicadas no canal do YouTube do CRA-RJ (@CRARJOFICIAL): https://www.youtube.com/@CRARJOFICIAL

– O Projeto: Mulheres que inspiram em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Convidamos mulheres inspiradoras em diversas áreas para falarem sobre suas experiências. Todas as entrevistas tiveram a participação de uma integrante da Comissão.

1. Mulheres que inspiram – Convidada: Leila Nascimento. Mediadora: Yara Rezina
2. Mulheres que inspiram – Convidada: Erika Figueiredo. Mediadora: Yara Rezina
3. Mulheres que Inspiram – Convidada: Altina de Oliveira. Mediadora: Fernanda Abrahão
4. Mulheres que Inspiram – Convidada: Claudia Mauro. Mediadora: Yara Rezina
5. Mulheres que Inspiram – Convidada: Silvia Lourenço. Mediadora: Fernanda Abrahão
6. Mulheres que Inspiram – Convidada: Regina Jordão. Mediadora: Yara Rezina
7. Mulheres que Inspiram – Convidada: Paola Figueiredo. Mediadora: Fernanda Abrahão
8. Mulheres que Inspiram – Convidada: Rosângela Loureiro. Mediadora: Fernanda Tauil
9. Mulheres que Inspiram – Convidada: Sissiliana Vilchez. Mediadora: Yara Rezina
10. Mulheres que Inspiram – Convidada: Wylma Guimarães. Mediadora: Neide Venâncio
11. Mulheres que Inspiram – Convidada: Lídia Abdalla. Mediadora: Yara Rezina

PALESTRA
– Soft Skills – da formação profissional à empresa. Palestrantes convidadas: Adm. e Prof. Ana Carvalho e Adm e Prof. Leila Ribeiro da Rede Consultoria em Portugal. Mediadora: Yara Assis Rezina. O evento foi realizado para atender a solicitação da Comissão Especial das Profissionais de Administração – ADMMULHER do Conselho Federal de Administração,
fazendo parte do programa de trabalho daquela comissão. O evento está disponível no canal do CFA (@CFAPlay).

EVENTOS

SAIA EM AÇÃO

Os programas – SAIA EM AÇÃO levaram temas de crescimento profissional para os profissionais de administração e estão disponíveis no canal do CRARJ do YouTube @CRARJOFICIAL:

– A arte da comunicação para uma gestão inteligente. Convidados: Wilma Guimarães, jornalista e radialista do programa A voz da Mulher na Band AM 860, Adm. e Adv. Marcello Resende, gestor público por mais de 20 anos, na área pública e privada.

– Vamos falar sobre economia criativa. Convidadas: Prof. Heliana Marinho, especialista consultoria para empreendedorismo, Prof. Altina de Oliveira, representante do CRA-RJ em Itaperuna, um polo de empreendedorismo fluminense, a empreendedora Ana Paula Blanc, estilista e arquiteta que inovou em 2020 o seu negócio.

– Mulheres na política – Convidadas: Prof. Hildete Pereira Araújo, Juliana Benício. Mediadoras da Comissão: Fernanda Tauil e Mara Biasi.

– ENCAD 2021 – SAIA EM AÇÃO – Liderança para jovens líderes. Convidada: Jaqueline Marques. Mediadora: Suely Motta

– Saia em Ação convida – O exercício da Administração como profissão. Convidadas: Adm. Ana Shirley França e Adm. Rosângela Arruda. Mediadora: Yara Rezina

– Saia em Ação convida o interior – O exercício da Administração como profissão e a representação no interior. Convidados: a delegada do CRA-RJ em Niterói, Fernanda Tauil e o delegado do CRA-RJ em Nova Friburgo Rhafael Barroso.

2022

Seguindo com a mesma composição do ano anterior foram integrantes: Yara Maria Guimarães Assis Rezina – Coordenadora; Sonia Cristina Lima Marra – Coordenadora Adjunta;  Elioneide de Souza Silva Venâncio – Secretária; Denise Gonçalves Duarte Dal Pai; Mara Darci Biasi Ferrari Pinto; Patrícia Figueiredo Pereira Salgado; Renata de Souza Freire; Suely Santos Motta; Wanilda Rocha Netto Filha.

SAIA EM AÇÃO
– Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Bem-estar: o seu equilíbrio físico e emocional impacta diretamente no seu ambiente de trabalho e no seu cotidiano”. Foram convidadas como palestrantes a professora de Yoga Maria de Araújo, a empreendedora de Crossfit Rafaela Castro e a nutricionista Lucia de Mello Coutinho Pinto. O evento foi realizado no auditório do Conselho, sendo o primeiro evento presencial após o período da pandemia. Todas as integrantes da Comissão compareceram ao evento.

– Entrevistas – Ser empreendedor.

Empreendedorismo feminino – O case da Belê. A entrevistada foi a engenheira Eloá Honaiser, tendo como mediadora a Adm. Patrícia Salgado, integrante da Comissão. O empreendedorismo feminino é uma das principais respostas para as mudanças que acontecem em nossa sociedade, com a mulher assumindo posições desafiadoras. Eloá Honaiser, Valéria Pinheiro e Paula Grandelle, três amigas inquietas que no auge da pandemia se juntaram e criaram um novo negócio. A entrevista teve o foco no empreendedorismo feminino que as (três) mulheres identificaram, a oportunidade e a necessidade da oferta dos serviços de beleza no modo “em casa”. O Aplicativo foi desenvolvido e implementado, durante a pandemia, na cidade de Niterói.

PALESTRA
– A reconstrução do trabalho e emprego: o Administrador na era da instantaneidade. Palestra “online” com o Ms. Paulo Motta e Adm. Mara Biasi, ambos professores da Fundação Getúlio Vargas com larga experiência nos estudos sobre as inovações do mercado de trabalho. O Adm. Paulo Roberto Motta, um dos principais pensadores da Administração na
atualidade, conversou com a Ms.Adm. Mara Biasi, integrante da Comissão sobre os impactos da instantaneidade na atuação profissional, a construção de novas ideias, como
lidar com o conhecimento e muito mais. O tema muito atual certamente ainda irá auxiliar muitos profissionais a entender e internalizar as mudanças do mundo e a influência da tecnologia no trabalho das pessoas.

– Minicursos presenciais na Universidade Corporativa do Administrador do CRA-RJ:

– Liderança de Alta Performance- com a Adm. Renata Freire

– Empreendedorismo: como alavancar seu negócio- com a Adm. Renata Freire

EVENTOS

– ENCAD – Rio das Ostras. A Comissão participou do evento desenvolvido pela representante da região de Rio das Ostras. O Encad de Rio das Ostras apoiou a 1a Conferência da Mulher Empreendedora, realizados na Faculdade CNEC, no dia 25 de agosto. O evento teve como objetivo reunir empreendedoras e empreendedores para dividir experiências e compartilhar aprendizados, através de oficinas e palestras. Participaram o Presidente Adm. Leocir Dal Pai, abrindo o evento e a Adm. Yara Assis Rezina, com a palestra “A participação feminina na sociedade”.

– Participação no XVII Fórum Internacional de Administração – Belém (PA) – O CRA-RJ aprovou a participação de duas integrantes da Comissão, a Adm. Denise Dal Pai e a Coordenadora Adm. Yara Assis Rezina. Durante o evento aconteceu o V Fórum das Mulheres da Administração, que pautou os seguintes temas:

– Sustentabilidade nas Organizações: Um enfoque feminino.
– A ética e a mulher na Administração
– A mulher Administradora na responsabilidade social
– Governança: Atuação da mulher Executiva

– Universidades:

A CMA participou de três eventos em Universidades de Niterói e São Gonçalo, sob a condução da Adm. Fernanda Tauil, representante do CRA-RJ na região que interagiu com as instituições. Foram elas: Faculdade Universo, Faculdade Famath, ambas em Niterói e Faculdade Lusófona em São Gonçalo. Na Universo o Presidente Leocir Dal Pai orientou para a participação do Adm. Felipe Peixoto, com o tema “Cidades Inteligentes”, e a participação da Adm. Patrícia Salgado. Na Famath e Lusófona apresentamos o tema “O mercado de trabalho para os Administradores” com a palestra da Adm. Yara Assis Rezina. Registramos, também, o comparecimento de Fernanda Tauil e Denise Dal Pai. Em todos os eventos a participação dos estudantes foi ampla e tivemos um retorno positivo para o Conselho. Os trabalhos desenvolvidos foram além da transferência e compartilhamento do conhecimento, pois estreitaram laços de amizade que ficarão para sempre dentro ou fora do ambiente da profissão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os eventos realizados pela Comissão sempre foram concebidos para oferecer visibilidade e valorização da mulher na sociedade, em especial a mulher administradora. Foram gravados e editados pela equipe de Comunicação do CRA-RJ, e estão disponibilizados no Canal do YouTube @CRARJPLAY obtendo sempre muitas visualizações nas mídias sociais do CRA-RJ.

A participação social da Mulher é crescente, porém, muito há para caminhar no difícil e segregado caminho profissional, cabendo a cada trabalhador em sua esfera de atuação perceber que a inclusão quer seja de sexo, de gênero, quer seja social ou de raça, está intimamente ligada ao crescimento das organizações, não se esquecendo que cada ser humano é ímpar e tem uma contribuição.

Notadamente a população feminina do Brasil, como inicialmente abordado é maior e crescente. Nas últimas décadas, em breve pesquisa pelos diversos instrumentos de estatística
a mulher tem conquistado uma maior autonomia social, sendo cada vez mais comum, mulheres chefiando famílias, e o seu ingresso no mundo dos negócios é evidente como empreendedoras, desde os pequenos negócios a grandes invenções e inovações tecnológicas. O domínio não é mais uma hegemonia masculina.

Desigualdade de gênero e violência contra a Mulher

Apesar dessa significativa melhora na situação da mulher no mundo e particularmente no país, a desigualdade e a violência contra a mulher ainda estão presentes. Fica registrado aqui um pedido de combate a ambas.
Para se ter uma ideia, estima-se que atualmente o salário médio da população feminina no Brasil corresponda a apenas 85% do salário médio da população masculina. Com relação à
violência contra a mulher, de acordo com uma notícia veiculada no Jornal Estado de São Paulo (em 2024), o Brasil ocupa o 7o lugar em um ranking de 84 países sobre a quantidade de
homicídios de mulheres, apresentando cerca de 4,4 assassinatos a cada grupo de 100 mil mulheres.

Assim, embora a mulher tenha conseguido conquistar espaço no mercado de trabalho e no acesso à educação e profissionalização, a luta pela igualdade de oportunidades e pelo fim da violência contra a mulher ainda está longe de acabar. Por essa razão, é necessário intensificar medidas de inclusão e proteção para reverter esses números tão injustos.

A igualdade entre os gêneros é uma coisa boa para todo mundo. O reconhecimento da necessidade de se trabalhar a igualdade não é uma caridade – são negócios. É o  reconhecimento da profissional em qualquer área de atuação.

A COMISSÃO ESPECIAL DA MULHER ADMINISTRADORA DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO.
(Todo conteúdo é responsabilidade da autora)
Adm. Yara Maria Guimarães Assis Rezina. CRA-RJ nº 01-08020

(*) Lançado em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 21 mil membros em mais de 70 redes locais, que abrangem 160 países. (Fonte:  https://www.pactoglobal.org.br/).

Sugestões de leitura: