O que estou fazendo é transformação digital?

Debater modelagem de negócio faz toda a diferença para tomar decisões. Participei como convidado de um talk show organizado pelo Sebrae-RJ cujo o tema foi transformação digital no varejo. Um modelo de negócio que está na ponta da língua de pesquisadores, consultores, instituições e empresários. Bom momento para dar nome ao que está ao redor do assunto e fugir do monopólio da verdade que todo conceito ganha quando fica na moda.

A Fundação Dom Cabral (2018) e a Harvard Business Review (HBR,2018) fizeram pesquisas sobre a questão. Destacando algumas conclusões:

  • Transformação Digital é parte essencial da conhecida Quarta Revolução Industrial. As tecnologias que vieram com ela, como Impressão 3D, IOT, Inteligência Artificial, Bigdata, Realidade aumentada e Computação na Nuvem, fazem parte deste contexto e, quando utilizadas adequadamente, podem agregar valor ao negócio.

Mas, o que é realmente Transformação Digital?

  • Um site e-commerce? – Não. Vender pela internet faz parte de uma estratégia de canais e pode se tornar um modelo de negócio omnichannel ou marketplace;
  • Inserir provadores com realidade aumentada no varejo? Também não. Ajuda a melhorar a experiência do cliente;
  • Implantar tecnologia para autoatendimento? Não. O foco neste caso é redução de custo.

Autores definem transformação digital como o desdobramento da estratégia de Tecnologia da Informação (TI). Outros, uma inserção de tecnologias digitais com o objetivo de melhoria (incremental e/ou radical) dos processos organizacionais. Alguns acreditam que ela está relacionada ao uso da tecnologia que modifique ou crie modelos de negócios, redefinindo produtos, processos, relacionamento com fornecedores e a experiência dos clientes. É quando “a lagarta vira borboleta”. O artigo também traz pesquisadores como Kane et al. (2015; 2017) criticando o uso do termo “transformação digital”. Ele aponta que empresas estão de fato em um processo de maturidade digital, entendido como a capacidade de “responder” ao ambiente digital. Essa “resposta” é aprendida e não instintiva. Assim, Transformação Digital é uma atividade evolutiva que, com uso de novas tecnologias, possui o objetivo de alterar o modelo de negócio.

Reflexão: sua estratégia é tornar a empresa digital ou apenas implementar melhorias?

Sobre o autor

Zoroastro Esteves

É consultor, professor, pesquisador e palestrante. Administrador, pós-graduado em Marketing Empresaria e mestre em Economia com especialização em Gestão para Resultados na Fundação Dom Cabral.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.