Consultoria: ontem, hoje e amanhã …
- No passado era assim
Começamos na Consultoria , anos atrás, numa empresa, digamos, de porte médio – embora tivesse algumas multinacionais no seu portfólio. E as coisas por lá eram mais ou menos assim:
1.a) Escritórios no Rio e em São Paulo, área total aí de uns 1.000/1.500 m2 , com cinco banheiros, refeitório, sala de espera e de reuniões, vagas de garagem, viagens todas semanas, sócios em voos apartados;
1.b) Aí uns quarenta funcionários na administração, sócios e consultores associados, ou bem mais, dependendo dos contratos ,e bota mais motoristas, boys, copeiras, faxineiras etc;
1.c) Equipamentos diversos: bibliotecas, mesas de reuniões, sofá e poltronas maria-mole Sérgio Rodrigues, e apoio no total aí de uns quarenta itens; central telefônica com 20 ramais, informativo mensal para comunicação ( impressão, envelopes, transportar e postar nos correios), máquinas de datilografia, mimeógrafos, faxes, retroprojetor e telão, carretel de slides, aparelho de som, flip-chart etc; oito arquivos de aço de 4 gavetas cada um, talvez com umas 500 pastas; prateleiras de madeira mais acima, armários, mesas e cadeiras para a diretoria e para todos os funcionários;
1.d) Escritório de Contabilidade de apoio para área fiscal e trabalhista, folha de pagamentos e cálculos e pagamentos de participações – partime, é claro;
- Como é hoje
Home office, nenhum empregado(a), a não ser a da casa; um telefone fixo e celular e Internet; gestão eficaz de rede presencial e virtual; informe mensal Ouvimos por aí;computador, notebook, impressora, dezenas de pen-drives; mesas, cadeiras, prateleiras – poucas – para muitos livros, documentos e bugigangas, alguns quadros, transporte: táxi, metrô, ônibus e, naturalmente, avião; escritório de contabilidade; e mais nada … a não ser melhor qualidade de vida e trabalho, sem perda de tempo com deslocamentos diários.
- E amanhã, como será?
Ora, Pesquisa recente, aqui no Brasil, Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2015*, confirma, justamente, o que dizem os levantamentos no Exterior e os futurólogos de plantão, e indica:
3.a) As mulheres tomarão conta do pedaço, como está acontecendo na advocacia, e magistratura, jornalismo, medicina, administração pública ( já que vêm tirando melhores notas nos concursos);
3.b) Predominam, cada vez mais, as empresas individuais, cada uma no seu home office, além das Consultorias tipo “boutique” especializadas em determinado setor, e que, trabalhando em parceria podem oferecer serviços de qualidade a preços mais competitivos;
3.c) As mídias sociais garantem o marketing e as videoconferências, já permitem , senão até exigem, que o consultor trabalhe de longe, em casa ou no cliente;
3.d) A evolução das TIs arquivam tudo “nas nuvens” e os softwares sofisticados até prometem controles diversos tipo “Arduino” –robotizados – ameaçando os computadores individuais (como já vem acontecendo na Índia –logo lá);
3.e) As Consultorias abandonam os velhos chavões de visão estratégica, administração por objetivo, novas “culturas” etc , passando a oferecer sugestões objetivas e pontuais, até porque, já agora, informação todo mundo já tem ou pode obter e o que falta é “botar as mãos e as mentes na massa”;
3.f) Surge o “NeuroConsultor” , substituindo a Consultoria tradicional – racional, lógica e quantitativa –, por outra onde os avanços da nova Neurociência imperam, provando que, por estranho que pareça , as decisões são mais emocionais do que parecem e que mudar as pessoas e as empresas é até missão do Psicólogo Social e não do Engenheiro!; e
3.g) Os consultores preveem ainda um acréscimo no volume de trabalho para o próximo ano. Ora, isso é até paradoxal, vez que as previsões mostram retração do crescimento da economia em 2015 de 2.9% e de 1 % em 2016. Ocorre, entretanto,- a experiência demonstra- que em momentos de retração, quando as empresas procuram soluções diferentes para problemas diferentes, a procura de serviços de consultoria cresce muito, principalmente, em competências outras- isenção, independência, distanciamento crítico e atualização- não disponíveis internamente.
Enfim, senhor(a) Consultor(a) fique alerta: O “Amanhã” é cada vez mais este nosso “Hoje”!