Otimizando fluxos de materiais, pessoas e informações
Por muitos anos tive a oportunidade de trabalhar como executivo de logística dentro de instalações industriais (usinas siderúrgicas, fábricas de produtos químicos, de produtos de puericultura, de alimentos, de medicamentos, de produtos de higiene e beleza entre outras). Nestas indústrias (assim com em muitas outras), a busca pela melhoria da produtividade é uma atividade diária, e conseguir reduzir alguns minutos ou segundos em uma determinada atividade produtiva pode significar ganhos fantásticos de produtividade e redução de custos.
Esta vivência dentro do segmento industrial me proporcionou vários ensinamentos logísticos, mas um dos que desde aquela época venho aplicando em grande parte dos projetos em que tenho atuado, sejam eles projetos em indústrias, varejo, operadores logísticos ou transportadores é a busca constante pela otimização do fluxo dos produtos, pessoas e informações.
Quando sou contratado por uma empresa para realizar um projeto que tem como objetivos o aumento de produtividade, a redução de custos e melhoria da rentabilidade, existem diversos aspectos que precisam ser analisados, como por exemplo:
– Realizar entrevistas com gestores e equipe visando entender como eles estão enxergando o momento da empresa, suas expectativas, anseios e principalmente ouvir suas sugestões;
– Realizar a análise dos relatórios financeiros e dos indicadores de performance da empresa (RH, Operações, Financeiro, Comercial …)
– Realizar uma visita in-loco ao local onde a operação ocorre (na linha de produção da indústria ou no armazém do distribuidor, transportador ou operador logístico), visando a análise dos fluxos de produtos, pessoas e informações.
No entanto, sempre me recordo dos ensinamentos logísticos que tive no segmento industrial e por isso hoje, vamos nos concentrar no último dos 3 pontos citados acima, que consiste na análise dos fluxos de produtos, pessoas e informações, pois neste ponto temos inúmeras oportunidades de melhorias.
Para ilustrar como esta análise pode ser realizada, vou descrever uma das experiências que tive recentemente, mas é claro que existem outras formas de se fazer.
No primeiro momento, procuro observar e entender a movimentação das pessoas e produtos, desde o ponto de origem da operação até a separação de um produto a ser enviado para o cliente.
Nesta experiência recente, tive a oportunidade de fazer este exercício de observação de um local privilegiado. Estávamos em um mezanino que nos possibilitava ter uma visão panorâmica (de cima) da operação. Ao meu lado, estava o gestor da operação e durante nossa observação fomos conversando e identificando fluxos truncados (pessoas e produtos), operadores que faziam grandes deslocamentos (as vezes sem os equipamentos adequados) e os já conhecidos problemas de comunicação interna .
Esta primeira observação (panorâmica), foi seguida de um bom trabalho de mapeamento dos fluxos (produtos, pessoas e informações) e da identificação dos tempos e movimentos de cada atividade envolvida em todo o processo.
Após esta etapa (observação, mapeamento dos fluxos e mensuração dos tempos e movimentos) conseguimos redesenhar os fluxos de trabalho, fizemos a reorganização do layout, definimos a quantidade de equipamentos de movimentação adequados para as equipes em seus respectivos turnos, identificamos oportunidades de melhoria na iluminação do ambiente, implementamos a sinalização adequada em toda a área, criamos um fluxo de informação mais simples e aproximamos as áreas operacionais e de apoio.
A cada redesenho de processo, ouvimos as pessoas envolvidas no processo e acatávamos muitas de suas sugestões, conseguindo assim que todos se tornassem donos do novo desenho, e como isso, responsáveis pelo sucesso do mesmo.
Após termos conseguido implementar (junto com a equipe operacional) as mudanças definidas no projeto, foi possível obter ganhos significativos de produtividade da equipe, otimização dos espaços disponíveis, uma comunicação mais ágil e um ambiente de trabalho mais organizado e por isso mais agradável para todos os envolvidos.
Logo, deixo aqui uma dica: Se sua empresa está buscando projetos que visem o aumento da produtividade, redução de custos e a melhoria da rentabilidade, pense em dar foco na análise dos fluxos de materiais, pessoas e informações, pois este é um dos pontos onde estão concentradas grandes oportunidades que possibilitam alavancar os resultados sejam eles de performance ou de rentabilidade.