Mudanças no comportamento de consumo e um novo fator decisório: a sustentabilidade
Ao analisar o Comportamento do Consumidor, é preciso compreender como as pessoas consomem os produtos e os serviços, de forma a identificar quais são os fatores que influenciam na escolha de um produto ou a marca, de forma a satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Nesta análise, está posto um pressuposto da Economia Circular.
Um ponto importante é a percepção da forma como o consumidor reage ao marketing realizado do produto ou serviço e, para isso, é possível levar em consideração os 4 Ps do Marketing, ou seja, Produto; Preço; Praça; Promoção.
Segundo Kotler (2021), com o crescimento dos canais de venda, consequência do avanço das novas tecnologias, o processo de decisão de compra está cada vez mais subjetivo e, com isso, mais complexo de ser compreendido. É preciso analisar vários fatores, para que se possa estruturar o processo de venda que vai ajudar o cliente a decidir por comprar determinado produto e em determinada empresa. Para isso, Kotler elenca os fatores de decisão para o consumo:
Fatores Culturais: as pessoas tendem a comprar baseadas em hábitos, naquilo que cresceram aprendendo, ou seja, devem ser levadas em consideração as percepções e preferências de determinada região e grupo com o passar do tempo.
Classe Social: deve-se considerar que o consumo é definido, de acordo com a posição social, a formação e o nível econômico e de poder de compra do consumidor.
Familiar: há estudos que apontam que compras de valor mais alto, são decididas em família. Daí a família entra como um possível centro de decisão para o consumo.
Faixa Etária: Cada faixa etária tem um comportamento de compra diferente, sem contar que a forma de se comunicar também é diferente; com isso, os canais de comunicação vão mudar, dependendo de qual faixa etária esteja o cliente.
Profissão: a profissão do consumidor, muitas vezes, influencia no comportamento de compra, pois dependendo da profissão, ele compreende mais ou menos os atributos do produto e da empresa.
Estilo de Vida: é importante analisar o estilo de vida da região onde os clientes vivem. Certamente, quem vive em espaço urbano possui distintas necessidades daqueles que vivem em zona rural; também as formas de ver a vida e praticá-la influenciam decisivamente.
Contudo, atualmente, é preciso incluir mais um fator, o relacionado à sustentabilidade tanto social como ambiental. Este fator que relaciona o pensar crítico do comprador na hora de adquirir um bem ou serviço pesa na decisão do cliente na hora de consumir, mesmo quem não seja uma atitude da maioria dos consumidores, mas é um fator presente na hora de decidir por consumir.
Com isso, a demonstração e sensibilização ao público dos fatos sociais e ambientais para a sustentabilidade e como eles atingem a toda coletividade é algo primordial e necessário, para a mudança de comportamento de consumo. Certamente a Educação é grande e poderoso canal para realizar esta tarefa.
É preciso explicar as razões dos problemas socioambientais aos cidadãos e como essa mudança de hábito e de comportamento de consumo é importante e valiosa para o bem-estar de todos e da natureza, a fim de preservar a vida no planeta.