A importância da disciplina Fator humano na vida profissional
A disciplina Fator humano é imprescindível para os alunos do curso de Logística Empresarial e, também, para as demais áreas da Administração, pois são as pessoas (colaboradores e gestores) que fazem as coisas acontecerem nas organizações.
Antes de começar a trabalhar na organização, é de suma importância que os funcionários conheçam o organograma da empresa, além de suas funções, atribuições e responsabilidades, para que tenham o conhecimento de suas relações de trabalho com os demais colaboradores e gestores. Devem se adaptar à cultura organizacional, e possuir bons conhecimentos dos valores, políticas, normas, parcerias e dos produtos/serviços ofertados pela empresa. Por exemplo, temos muitas organizações que têm a cultura de disponibilizar e incentivar a educação corporativa e, para isto, utilizam a expertise de parceiros diversos.
As pessoas são o recurso mais valioso das organizações, atuam como clientes e fornecedores internos dessa coletânea de processos que constitui a empresa, contribuindo com o seu capital intelectual para a realização da missão, almejando alcançar as metas, os objetivos e a Visão Empresarial. Aliás, as empresas devem avaliar se os objetivos individuais de cada colaborador podem contribuir com os objetivos da organização, e vice-versa.
As empresas devem proporcionar boas condições de trabalho, a começar pelos salários e benefícios dos empregados, os quais devem estar em conformidade com os valores praticados no mercado de trabalho e com os indicadores econômicos do país. Os gestores devem analisar quais os benefícios satisfazem o seu cliente interno, visando a sua retenção, contribuindo para evitar o turnover (rotatividade de pessoal). Outros fatores importantes devem ser analisados e avaliados, como o ambiente de trabalho, a estrutura, a saúde ocupacional e a segurança do trabalho. As avaliações de desempenho (com os devidos indicadores) são muito importantes para verificar se o que foi planejado está sendo executado, ou se será necessária uma mudança de estratégia. Nestes casos, o feedback (a retroalimentação) dos clientes internos e externos é fundamental. As metas devem ser realistas, nem muito fáceis, nem impossíveis, para manter a motivação das equipes no alcance dos resultados. É importante, também, estabelecer recompensas e reconhecimento público ao atingir as metas e os objetivos. O plano de carreiras e a participação dos colaboradores na gestão do conhecimento (compartilhamento de conhecimentos e experiências) são estratégias que geram a motivação dos empregados e proporcionam benefícios às empresas. Por exemplo, monitorias, palestras, apresentações e artigos. A grande motivação que geraria aos estagiários e empregados ao saber que a organização tem planos de carreiras, sendo observada a curva de aprendizado.
Os gestores precisam ficar atentos ao Clima Organizacional, realizando pesquisas sistemáticas, para verificar como os funcionários percebem sua relação com a empresa e o ambiente de trabalho. O mais importante é que todos sejam honestos nas suas respostas e, que o resultado da pesquisa gere um plano de melhorias.
A gestão participativa colabora para que as lideranças fiquem mais visíveis aos “olhos” da empresa, proporcionando a ascensão desses profissionais a cargos de gestão. Os líderes são muito importantes dentro da organização, pela alta influência e poder de persuasão que exercem sobre os liderados. Os gestores deverão avaliar a competência (conhecimento, habilidade e atitude) desses funcionários no exercício de suas funções.
A comunicação empresarial também é vital para as atividades empresariais. Cabe ao emissor observar qual é o melhor meio e forma para que determinado receptor assimile a mensagem.
Por abordar assuntos tão importantes, concluo que a disciplina Fator Humano, seja na logística ou em qualquer outra área da administração empresarial, é de suma importância para a formação de profissionais, pois contribui para a atuação tanto dos gestores como dos demais colaboradores no âmbito das organizações.