Tem dias que você passa apagando o incêndio e, quando vê, não fez nada do que tinha planejado. Com bastante disciplina e essas dicas fáceis de se colocar em prática, você vai ser capaz de aumentar seu desempenho e produtividade. Confira:

1 – Defina suas prioridades. O que é realmente importante para você? Não comece a trabalhar imediatamente quando chegar ao trabalho ou expediente, tire 20 minutos para planejar o seu dia e o que realmente é importante para realizar no dia. O Evernote e o Remember the Milk são dois aplicativos, disponíveis para celular, excelentes para registrar compromissos e organizar tarefas. Não esqueça de calcular os tempos: Quanto tempo vou demorar para fazer essa tarefa? Quantas horas posso passar nessa reunião? Quanto tempo vou levar para chegar neste lugar?;

2 – Direcione as ações – O que eu, somente eu, posso fazer, e que, se for bem feito, fará uma grande diferença para realização dos meus objetivos?;

3 – Limpe e organize o seu local de trabalho. Vai facilitar o cumprimento das suas tarefas. Saber onde está aquela pasta ou em que gaveta você arquivou o último relatório vai te poupar tempo e evitar que as coisas se percam naquela pilha de arquivos que você está deixando acumular no canto da mesa. No computador, exclua arquivos desnecessários, organize tudo em pastas bem identificadas e coloque aqueles itens que você não pode perder de jeito nenhum em uma nuvem ou HD externo;

  1. Feche os drenos! Fofocas, navegar na internet, mídias sociais, pausa para cafezinho e cigarro, por exemplo, são atitudes que podem atrapalhar um dia inteiro de trabalho – e não é exagero não! Se atrasar por causa de algumas dessas distrações pode fazer com que você tenha que correr para entregar algo dentro do prazo ou não se prepare tão bem quanto poderia para uma apresentação;
  2. Descanso também tem hora e é muito importante. Estender demais o horário de trabalho, ainda mais com frequência, pode acabar te deixando exausto e baixar sua produtividade. Por mais que você ainda se sinta cheio de gás, é importante respeitar seus intervalos para descansar, fazer alongamentos e se alimentar. Muitos procrastinadores criam mecanismos inconscientes para atrasar certas atividades porque, no fundo, não querem executá-las. Isso ocorre especialmente quando você não enxerga como aquela tarefa agrega valor à sua vida. Uma forma eficaz de lidar com isso é visualizar como cada pequena entrega do seu cotidiano se liga aos seus grandes objetivos de carreira.

Você tinha conhecimento de todas estas dicas? Tem alguma ação que você usa no seu dia a dia ou conhece algum caso de sucesso? Vamos adorar conhecer! Compartilhe com a gente aqui nos comentários.