Confusão no Ministério

O Ministério da Saúde anunciou recentemente que iria passar a gestão de todos os hospitais federais do Rio de Janeiro para o estado ou para o município. Dias depois, sem nenhuma explicação, disse que apenas o Hospital Geral de Bonsucesso será gerido pela Fiocruz.

Essa confusão é marca da gestão do ministério nos hospitais federais há muito tempo. Por isso, estão todos sucateados, caindo aos pedaços. Faltam funcionários e insumos; leitos são fechados por falta de pessoal ou de estrutura; equipes da mais alta qualidade não podem oferecer à população um serviço digno.

O CRA-RJ enviou ofício à ministra Nísia Trindade oferecendo os préstimos da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde, visando contribuir para um projeto de modernização dos hospitais federais no Rio de Janeiro. É fundamental que esses hospitais altamente especializados ofereçam à população um atendimento de excelência.

*Adm. Wagner Siqueira é presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e atua como gestor público e consultor há mais de 40 anos.

Sugestões de leitura: