Chamada Pública: “Doação de Mudas – Quem planta Floresta Colhe Água”

A Comissão Especial de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro esteve presente no lançamento da Chamada Pública “Doação de Mudas – Quem planta floresta colhe água”, promovida pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). A atividade visa reafirmar o compromisso da companhia com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental do Estado do Rio de Janeiro. O evento ocorreu em 12 de fevereiro de 2025, no auditório principal do prédio-sede da concessionária.

O Administrador Allan Borges, um dos anfitriões do evento, recebeu os Administradores Hallison Marques e Wilton Suhett, respectivamente coordenador e secretário da Comissão, e explicou que a iniciativa tem como objetivo principal potencializar a restauração florestal em áreas de importância hídrica, contribuindo para a segurança hídrica e a preservação ambiental. Uma das metas da Cedae é produzir e plantar 1 milhão de mudas em parceria com a Sociedade Fluminense, reforçando seu compromisso com a recuperação ambiental e a sustentabilidade.

Se você ou sua instituição deseja contribuir para a restauração da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, a Cedae está disponibilizando mudas produzidas pelo projeto Replantando Vida. Pessoas físicas e jurídicas, especialmente aquelas que já atuam com projetos de restauração, estão convidadas a se cadastrar na chamada pública.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase no ODS 6 (Agua limpa e saneamento), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), ODS 14 e 15 (Vida na água e em terra) e ODS 17 (Parcerias para a implementação dos objetivos).

Os interessados podem preencher o TERMO DE ADESÃO (Anexo I), detalhando o projeto de plantio, que será avaliado por uma comissão técnica da Cedae. Todos os campos do termo devem ser obrigatoriamente preenchidos, e os documentos solicitados devem ser anexados conforme orientações do edital. Projetos aprovados receberão as mudas necessárias para execução do plantio e o apoio operacional e logístico (quando devidamente justificado).

As mudas são cultivadas pelo Programa Replantando Vida, uma iniciativa premiada da Cedae que alia ressocialização de pessoas em cumprimento de pena à restauração de ecossistemas e à recuperação de mananciais essenciais para a segurança hídrica do Estado.

Saiba como participar desse projeto de preservação ambiental acessando os documentos com as regras da chamada pública no site da Cedae: https://cedae.com.br/doacaodemudas

Documentos e anexos disponíveis: ANEXO I – Termo de adesão, ANEXO II – Formulário Simplificado e ANEXO III – Lista de Espécies

Sugestões de leitura: