Dr. Leonardo Justin Carap é membro da Comissão Especial em Administração de Serviços de Saúde do CRA-RJ, Médico; Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE- UFRJ; Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV; Especialista em Gestão de RH pela EBAPE-FGV. Diretor Técnico da Qualimed; Experiência Docente e Executiva em Gestão de Sistemas e Políticas Públicas de Saúde: Modelos de Governança; Desenho organizacional; Planejamento Estratégico e da Produção; Gestão de Recursos Humanos e Liderança. Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde – FCBEXs.
Sugestões de leitura:
Segurança do paciente e prevenção ao suicídio: A atuação do administrador em saúde frente às campanhas de setembro
O mês de setembro no Brasil é marcado por uma mobilização significativa no setor de saúde, apontado pela realização de duas campanhas importantes e complementares: o Setembro Amarelo, que enfatiza a prevenção do suicídio, e o Setembro Laranja, dedicado à segurança do paciente. Essas iniciativas expressam um comprometimento coletivo da sociedade e dos serviços de…
Planos de Saúde: Cadê a Gestão?
O primeiro movimento criado para uma saúde coletiva particular que se tem registro foi a Cassi, criada em 1944 através de autogestão por um grupo de funcionários do Banco do Brasil. Em 1956, devido a um enorme descontentamento com o atendimento do Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAPS), o médico Juljan Czapski resolveu fundar a…
Cancelamentos unilaterais de Planos de Saúde precisam ser melhor fiscalizados pela ANS
O CRA-RJ se solidariza com a crítica crescente contra os cancelamentos unilaterais de planos de saúde, que têm gerado muita indignação entre os usuários. Este problema tem se intensificado cotidianamente, com relatos de cancelamentos inesperados que deixam muitas pessoas desamparadas e sem acesso aos serviços contratados. No dia 24 de maio, a Agência Nacional de…
Humanização na área hospitalar e a Covid-19
O mundo vem mudando de forma rápida e as inovações tecnológicas invadem as organizações. Devemos acompanhar a modernidade e a velocidade com que o mundo está girando. No entanto, nos deparamos com uma forte realidade na área da Saúde: compatibilizar a tecnologia com a forma Humana de Ser. O contato físico e controle do emocional…
Será que estamos ficando invisíveis?
Tenho pensado sobre esse inevitável “novo normal” que vem sendo desenhado para superarmos as muitas das perdas sofridas nos últimos meses por conta da pandemia. Sim, é preciso adaptar, reinventar e reconstruir para termos condições de seguir, mesmo não sabendo ainda para aonde. De fato, o mundo já vinha desenhando um novo normal com tantas…
Oportunidade de Transformação na Gestão da Saúde
*Leonardo Carap A revolução digital que tem tomado conta de todos os setores da economia exerce forte influência também no Setor Saúde. Neste, entretanto, a complexidade obriga à adoção de processos adaptativos especiais para que a oferta de serviços aos pacientes se dê de forma segura. Ou seja, as soluções não podem ser aplicadas da…