Os empregos verdes e a necessidade de desenvolver habilidades sustentáveis
A busca pela sustentabilidade em várias áreas é uma solicitação de sobrevivência para as vidas das pessoas e do Planeta. Na busca da preservação e de ações sustentáveis, surgem os Empregos Verdes, postos de trabalho que contribuem para a sustentabilidade ambiental e para a transição de uma economia de baixo carbono e para a manutenção da qualidade de vida para os seres humanos.
Os Empregos Verde são considerados, de alguma forma, aqueles que se propõem à melhoria e à eficiência energética, que levam à redução das emissões de carbono ou preservam a qualidade do meio ambiente e da vida dos seres humanos.
No Brasil, existem setores que se destacam pela criação de empregos verdes. A reciclagem corresponde a 10% da criação de ocupações nos últimos anos. O setor de significativa participação como empregadores são as indústrias de biocombustíveis, solar, hidrelétrica e eólica. Também o setor de energia renovável apresenta crescimento de oferta em termo de trabalho e emprego.
Profissões e os empregos verdes
Existem profissões de onde surgem variáveis formas de ocupação. As formações tradicionais criam especialistas para a várias áreas de atuação sustentável.
–Engenheiro de energia renovável: Responsável pelo planejamento, projetos, fabricação e estudo dos mecanismos e equipamentos adotados nos sistemas que utilizam fontes renováveis de energia.
–Engenheiro Civil – Eco construtor: apoia a construção de casas e prédios verdes, ou seja, que utilizam materiais ecológicos e métodos modernos de edificação.
-Engenheiro de drones: apoia a construção de drones e promovem a inovação nas máquinas.
-Ecologista: profissional que estuda e pesquisa sobre ecossistemas florestais, aquáticos e urbanos, reduzindo os efeitos da ação humana.
–Biólogo: responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes e por entender a ação humana sobre elas. Este profissional atua na educação ambiental, na adoção de técnicas de sustentabilidade, no controle de pragas e na elaboração de políticas públicas de saúde.
–Administrador –Gerente de sustentabilidade: profissional responsável por toda a gestão e planejamento das atividades relacionadas aos âmbitos social e ambiental de uma empresa.
– Administrador e Engenheiro –Consultor de energia: responsável por criar políticas de redução na emissão de carbono e no consumo de energia.
– Várias formações – Especialista em EHS: EHS é a sigla em inglês para meio ambiente, saúde e segurança. O profissional desta área é responsável por planejar e implementar as políticas representadas pela sigla nas organizações, prevenindo acidentes e garantindo que as empresas estejam em conformidade com as legislações vigentes.
–Engenheiro florestal: atua na gestão ambiental, no manejo e mensuração de florestas e no desenvolvimento de tecnologias de melhoramento florestal. Seu objetivo é promover o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo o abastecimento da indústria e a preservação da natureza.
–Engenheiro de energia renovável: Responsável pelo planejamento, projetos, fabricação e estudo dos mecanismos e equipamentos adotados nos sistemas que utilizam fontes renováveis de energia.
– Setor elétrico – Instalador de painéis solares, Operador de energias renováveis, responsáveis pela sustentabilidade da área elétrica.
Como buscar a formação para empregos verdes
O último Fórum Econômico Mundial apontou que cresce a demanda de mercado por empregos verdes. Contudo, é comprovado que as formações profissionais atuais não trazem a preparação desejada para a atuação profissional nesta área. Com isso, trabalhadores em todos os níveis de ensino devem desenvolver habilidades verdes para o momento atual e futuro.
Na percepção dos participantes do Fórum, são as empresas que devem encaminhar seus colaboradores à requalificação verde, investindo na formação da força de trabalho, em cursos de aprendizagem e programas locais. Sempre com atividades práticas que conduzam à percepção da importância da economia verde para o mundo e para as pessoas.
Também a educação deve fazer a sua parte dessa escalada por formação sustentável. Desde muito cedo, na educação básica até a formação superior se devem voltar os currículos aos temas transversais sobre os temas sustentáveis emergentes, ao estudo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas implicações práticas no mundo do trabalho.
O desenvolvimento de habilidade sustentáveis
As habilidades são aptidões que cada profissional possui para realizar da melhor forma possível o seu trabalho. Quando se fala de habilidades sustentáveis, está se falando de um conjunto de habilidades técnicas, socioemocionais e tecnológicas.
O desenvolvimento de habilidades para trabalhos sustentáveis, nas ocupações de empregos verdes, solicita uma série de aptidões que vão desde saber se relacionar com pessoas, com empatia e amabilidade, até o respeito aos diferentes, algo extremamente importante, quando se fala de ações ou atitudes sustentáveis. Preparar-se em termo de melhor comportamento humano é algo que em tempos de alta tecnologia se espera do profissional.
Tecnicamente, é preciso se atualizar sempre, por meio da habilidade do aprender a aprender, para se manter apto às mudanças profissionais de mercado. Ao mesmo tempo, torna-se fundamental acompanhar a evolução tecnológica, para o saber fazer, de forma que se possa acompanhar a evolução da tecnologia na área de atuação, criando experiências práticas para a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
São muitas as habilidades a se desenvolver, mas sempre é preciso construir competências sustentáveis que reúnam conhecimentos, habilidades, atitudes e valores humanos, para a prática eficaz de ocupações sustentáveis no mundo do trabalho.
* Adm. Ana Shirley França é conselheira do CRA-RJ e coordenadora da Comissão Especial do Trabalho e Empregabilidade do CRA-RJ. Profª. Universitária.