(Coordenador Adjunto) Comissão Especial do Trabalho e Empregabilidade do CRA-RJ.
Sugestões de leitura:
Responsividade x Cultura: O Dilema da Mudança
Muitas vezes tenho visto CEOs e Diretores de empresas discutirem a necessidade de aprimorar a capacidade de resposta de suas organizações às demandas, cada vez mais, inconstantes, incertas e, por vezes, caóticas no ambiente atual de negócios. É bem verdade que o movimento pregresso — levando-se em conta os últimos 50 anos — do mercado privilegiou escolas formadoras de…
Gestão de Férias
A gestão profissional não sai de férias, mas é preciso um gerenciamento profissional e cuidadoso para que o ditado “no Brasil tudo volta a funcionar apenas depois do Carnaval” não se torne realidade. No Brasil, a alta temporada, que se estende do início do verão até o Carnaval, traz consigo uma dinâmica peculiar. Enquanto muitos…
A guerra do pente
Um episódio pouco conhecido na história do Brasil, que nem mesmo consta nos livros didáticos, ficou conhecido como a “Guerra do Pente”. O conflito aconteceu na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, e teve como pivô um pequeno objeto que desencadeou o caos durante dois dias.
A Busca do Elo Perdido das Organizações, o porquê da republicação dos textos clássicos pelo CRA-RJ
O que nos demonstram os desajustamentos, depressões e até suicídios de empregados que marcam o funcionamento das grandes corporações nesta primeira década do século XXI? O que significam, mais ainda, as explicações e justificativas para tais fatos de seus dirigentes, que oscilam entre o cinismo e a compaixão, ou seja, apresentam sentimento aparente de piedade…
O perigo da polarização da política
*Adm. Wagner Siqueira É muito preocupante quando uma sociedade cada vez mais radicaliza suas posições e polariza seus pensamentos e ações políticas. A extrema direita e a extrema esquerda passam a ser tão distantes que começam a se aproximar, como se fossem os lados de uma ferradura que ficam cada vez mais próximos, pois o…
Dez Perguntas para Conhecer o Presidente
Eleições são um grande processo seletivo, com uma diferença: a gente é que escolhe o chefe. Acostumados a viver em sistemas organizacionais cada vez mais complexos, é natural que consideremos um presidente da República como o principal executivo do país. Assim, deve possuir determinadas características de liderança nem sempre bem exploradas durante a campanha eleitoral….