Melhor desempenho empresarial depende de motivar pessoas

Um significativo fator de melhoria no desempenho das empresas são as pessoas motivadas, de forma que elas passem a desejar sempre melhores condições de vida e trabalho. Cada colaborador deve sentir que seu esforço não é em vão o mesmo será reconhecido e valorizado, que será parte importante no contexto da organização. O seu desempenho deve ser reconhecido e aprovado pelos outros e de inicio pelo seu chefe imediato, em seguida pelos seus superiores.

Ele deve sempre sentir a relação entre ele e o produto acabado no sentido do orgulho de dizer “Eu fiz parte do processo, eu colaborei neste feito” isso é muito importante dentro das organizações um colaborador motivado produz mais e melhor. Ele deve ter orgulho dos resultados e deve saber o seu papel na organização.

As empresas, por sua vez, buscam resultados. Mais do que a conclusão, o fim de algo em si mesmo. Estes resultados podem ser representados por mais lucro, mais espaço no mercado, mais clientes.

As pessoas buscam realização. Mais do que um ato, um estado de espírito. Mais importante do que o fato concretizado, a satisfação de tê-lo feito.

Toda idéia dada deve ser reconhecida e agradecida, o colaborador gosta de se sentir útil no processo, afinal quem não gosta de ser notado.

 

Filipe Porto Fernandes é Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, Pós Graduado em Recursos Humanos, MBA em Gestão Financeira e Mercado de Ações, MBA em gestão Estratégica de Negócios. Mestrando em Economia Empresarial.

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