A Emília no Ensino de Administração
Em vez de estimular o pensamento crítico e a busca por conhecimento aprofundado, esses professores acabam limitando o potencial dos alunos e perpetuando ideias superficiais, geralmente sem qualquer validação científica. Mas sempre são ideias fáceis de “vender” em sala de aula. Usualmente, também, transformam o ensino de utilização de ferramentas de gestão que estejam na moda no dernier-cru da qualificação do aluno como gestor. Nem se dão conta de que essas ferramentas sempre são substituídas por outras que se sucedem como verdades gerenciais do momento.
É importante que os alunos estejam atentos a esse tipo de prática e busquem fontes de conhecimento diversificadas e confiáveis. Além disso, é fundamental que os professores de administração se dediquem a uma formação continuada e crítica, buscando aprofundar seus conhecimentos e evitar a propagação de ideias simplistas e sem fundamento. Os livrinhos de autoajuda e as ferramentas da moda dirigidos à gestão empresarial prestam um enorme desserviço à administração como ciência, técnica e arte.